A integração entre as equipes de vendas e marketing é uma estratégia altamente competitiva, com grande potencial para alavancar o desempenho e os resultados do negócio e, certamente, pode ser considerada uma tendência em expansão através do smarketing.
Dentre os benefícios dessa união, podemos citar o alinhamento dos processos operacionais, a eficiência na mensuração dos resultados, a otimização das estratégias de prospecção, entre muitos outros.
No artigo de hoje, você entenderá o que é smarketing e por que essa prática é tão importante para as empresas. Continue a leitura para conferir!
O que é smarketing?
Smarketing ou, como também é conhecido, vendarketing, é a integração dos métodos que constituem os departamentos de vendas e marketing, de modo que o time de marketing desempenhe seu papel, proporcionando as melhores estratégias para a equipe de vendas colocar em prática.
Para entender melhor: imagine que a responsabilidade do marketing em gerar leads qualificados seja oferecer conteúdos relevantes para otimizar o relacionamento com o cliente em potencial, facilitando o trabalho da equipe do departamento de vendas.
Basicamente, o smarketing unifica o direcionamento dos times de marketing e vendas em um só caminho: fazer a empresa crescer por meio do aumento nas vendas.
Quais são os benefícios do smarketing?
Foca em atividades assertivas
Como dissemos acima, o smarketing auxilia a definir os aspectos de trabalho de cada departamento com exatidão, ajudando a manter o foco em atividades assertivas.
A ideia não é que o foco seja nas atividades que a outra equipe precisa realizar, pois cada time está devidamente capacitado para realizar suas funções com excelência, não é verdade?
A intenção é que o compartilhamento de experiências ajude ambas equipes a crescer em conjunto, por meio de decisões mais eficientes, contribuindo com o progresso da empresa.
Torna os processos de vendas mais eficientes
A integração de departamentos do smarketing proporciona vantagens estratégicas como o aumento da taxa de conversão e a geração de leads qualificados, beneficiando o índice de vendas.
Considerando que o objetivo de ambas equipes é aumentar o faturamento do negócio, a criação de ações que melhorem as vendas é de interesse mútuo e representa benefícios a todos.
Nesse aspecto, o smarketing trabalha da seguinte forma: o setor de marketing consegue criar campanhas mais eficientes, melhorando os resultados. O setor de vendas é beneficiado por leads bem qualificados, pois a decisão de compra está mais consistente, o que torna o processo muito mais assertivo.
Unifica os objetivos
Como foi dito nos tópicos anteriores, um dos principais produtos da união do setor de marketing e vendas é a unificação de objetivos dentro da empresa. Mas, para que isso funcione adequadamente, é preciso que essa integração seja específica quanto às metas e os prazos a serem cumpridos.
Dessa forma, torna-se muito mais fácil alinhar os alvos e buscar as melhores práticas para conquistá-los com agilidade, diferente de quando as equipes trabalham separadamente e não se complementam, fazendo com que as táticas fracassem.
Facilita a medição dos resultados
Graças aos avanços em tecnologia digital, atualmente, as empresas podem contar com ferramentas avançadas para mensurar os resultados de suas estratégias comerciais e campanhas de marketing.
Isso significa que não somente é possível integrar os times de vendas e marketing, como também fazer uma medição objetiva sobre os resultados de suas táticas, permitindo aos gestores das equipes identificar se o papel de cada departamento está gerando os resultados esperados.
Isso pode ser feito por meio de métricas e ferramentas modernas de analytics, que podem emitir relatórios detalhados, mostrando em detalhes o desempenho de cada envolvido no projeto.
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