Se você quer aprimorar a presença digital da sua empresa, é muito importante que entenda a diferença entre mídia paga e mídia orgânica antes de elaborar uma campanha de marketing digital.
Para lhe ajudar, escrevemos este post com as principais diferenças e semelhanças entre as duas abordagens e o modo de utilizá-las em conjunto para otimizar os resultados digitais da sua empresa. Confira!
Qual a diferença entre mídia paga e mídia orgânica?
A mídia paga é aquela de anúncios e links patrocinados, tanto nos mecanismos de busca como nas redes sociais. Entre as mais utilizada, podemos destacar o Google Adwords e o Facebook Ads.
Por meio da mídia paga no Google, o anúncio da sua empresa aparecerá entre os primeiros resultados no mecanismo de busca ou nos anúncios ao lado das páginas que o seu público-alvo visitar.
Já no Facebook, os anúncios aparecerão em forma de links patrocinados na timelime de sua persona. Nos dois casos, o custo é calculado pela taxa de cliques e as possibilidades de personalização são quase ilimitadas.
Já a mídia orgânica, se refere aos demais resultados nos mecanismos de busca de maneira gratuita. Mas, não se engane, a mídia orgânica não é de graça, é necessário investir tempo e dinheiro com um bom profissional, para a otimização de toda sua presença on-line.
Para que você atinja as metas do planejamento de marketing da sua empresa, é necessário que sua marca apareça na primeira página de buscas, de preferência, entre os três primeiros resultados.
No entanto, para conseguir esse ranqueamento é preciso trabalhar com Inbound Marketing. Essa metodologia é baseada em estudos de mercado, automação digital e, essencialmente, marketing de conteúdo.
Assim, sua empresa produzirá materiais relevantes para a persona a ser alcançada. São posts em blogs, e-books, cheklists, entre outras opções que atraem, convertem e fidelizam o público-alvo.
Ponto importante: Otimize as páginas que estão linkadas em suas campanhas de links patrocinados, melhore o tempo de carregamento destas páginas, utilize a palavra-chave corretamente e se atente-se a experiência de navegação do usuário, se fizer isso, o índice de qualidade de suas campanhas pagas subirá, reduzindo o valor do click, tornando suas campanhas mais baratas e efetivas.
Quais os benefícios que ambas as mídias trazem para a empresa?
A mídia paga é ideal para alavancar campanhas em curto prazo, devido ao rápido ranqueamento que oferece. Entretanto, é monetizada por cliques e pode se tornar onerosa com o passar do tempo.
No caso da mídia orgânica, podemos destacar que ela é mais adequada para médio e longo prazos, já que é preciso tempo para que o ranqueamento seja realizado. Como benefício, é gratuita e pode ser acessada indefinidamente.
Como alinhar mídia paga e mídia orgânica para trazer melhores resultados para a sua empresa?
Imagine uma empresa de médio porte que comercializa artigos de cama, mesa e banho está fazendo o seu planejamento de marketing digital.
A persona definida por sua equipe foi: Lígia, 36 anos, de classe média, mãe de 2 filhos menores de idade. Trabalha oito horas por dia em um escritório. Precisa conciliar o tempo entre família e profissão. Busca por produtos práticos e bonitos para usar em casa e facilitar sua vida.
Na pesquisa de mercado, você descobre que a venda de toalhas limpe fácil para forrar as mesas está em ascensão. A fim de chamar a atenção de Lígia para a novidade (a tolha limpe fácil), você patrocina links no Facebook, fazendo chamadas que apareceram na timeline de Lígia.
Quando ela for procurar por “toalhas limpe fácil” no Google, vai encontrar o anúncio de sua marca no topo das buscas.
Agora, Lígia já sabe que existem toalhas chamadas limpe fácil e que você as vende. Em curto prazo, sua empresa passou a existir para Lígia. A mídia paga aumentou a visibilidade de sua marca e atraiu mais clientes.
Por outro lado, ao visitar o site de sua marca pelo anúncio, Lígia verá, por exemplo, que existem toalhas limpe fácil para estimular as crianças a permanecerem na mesa, com ilustrações de super-heróis. Poderá baixar um e-book de como melhorar a alimentação dos filhos etc.
Ao procurar mais dicas práticas nos mecanismos de busca, a marca da empresa vai aparecer entre os primeiros resultados orgânicos. A estratégia, além do aumento de tráfego para o seu site, vai conferir mais autoridade de sua empresa ao falar desse assunto.
É a estratégia da mídia orgânica gerando resultados em médio e longo prazos.
Como é possível observa no exemplo acima, mídia paga e mídia orgânica são estratégias de marketing digital complementares.
Agora que você já sabe como integrar as duas mídias em sua próxima campanha de marketing, aproveite a visita e leia nosso post sobre como aprimorar sua presença online terceirando o marketing digital.