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Marketing para restaurantes

Atualmente, depois da pandemia do novo Coronavírus, muitos negócios tiveram que se reinventar da noite para o dia.  E muitos ajustes estratégicos foram indispensáveis para que os estabelecimentos sobrevivessem. Então, com o aumento da necessidade de segurança e em meio a competitividade entre restaurantes, é essencial desenhar experiências únicas para o público – e investir no digital é a solução perfeita, afinal, a tecnologia se mostra a cada dia quase como uma extensão do nosso corpo, algo difícil de imaginar a vida sem, é preciso fazer mais do que o tradicional quando o assunto é marketing para restaurantes.

O comportamento no mundo digital é altamente influenciado pelo contexto social de cada espaço. Com o contexto da pandemia do coronavírus, o comportamento das pessoas foi altamente modificado devido às restrições em prol da saúde. A economia e todos os seus setores sentiram o impacto dessa mudança no comportamento das pessoas e, a partir daí, ficou ainda mais evidente para as empresas a necessidade de trabalhar o online e o offline em conjunto. Afinal, se apenas o presencial for trabalhado no contexto em que não é possível aglomerar, é evidente que será sentida uma perda no alcance.

Tornou-se uma obrigação aderir a estratégias online e/ou digital para não apenas atrair novos clientes ou consumidores, como também construir novas experiências de consumo nos estabelecimentos, tendo por foco a saúde e segurança das pessoas, em vista das restrições em prol da saúde.

Ao longo do artigo, você conseguirá entender melhor o que é marketing para restaurantes, além do tradicional, e ver algumas dicas de como fazê-lo. Confira!

Importância do marketing para restaurantes 

É inegável pensar na importância do marketing para o setor comercial como um todo. Através das estratégias desenvolvidas as empresas são capazes de alcançar objetivos diversos como captar mais clientes, fortalecer a imagem da marca e muito mais.

Além disso, é preciso pensar também nas formas de propagar o seu negócio ao máximo de pessoas, e nesse momento entra em questão a necessidade de integrar on e offline de maneira conjunta para que o alcance seja não apenas grande, mas efetivo, trazendo à tona o conceito omnichannel.

O seu público está em todos os lugares, portanto, é dever da empresa ir até eles e disponibilizar os produtos ou serviços de forma inovadora, cativante e, acima de tudo, funcional. O digital é a chave para isso.

Como fazer marketing para restaurantes

Na era das redes sociais, o primeiro pensamento que muitas pessoas têm quando falamos em marketing e divulgação no geral é criar um novo perfil no Instagram, geralmente, para alcançar mais pessoas e potenciais clientes.

No entanto, se você busca por ideias de marketing para restaurantes, é preciso pensar além do básico para poder sair à frente dos concorrentes e criar uma marca de valor na mente das pessoas.

Um ponto importante também é não focar muito em um aspecto, online ou offline, e esquecer o outro. Ambos devem andar lado a lado e receberem esforços semelhantes para que o público consiga associar as ações e saber de qual restaurante estamos falando de imediato.

Além disso, no contexto da pandemia do coronavírus, a falta de contato em prol da saúde despertou ainda mais a necessidade de humanizar as marcas, mostrando a rede de apoio formada entre empresários e pessoas, mesmo à distância, e isso tudo por meio do digital.

A experiência, para ser humanizada, não precisa ser física, como a realidade pandêmica nos mostrou. No entanto, é preciso ser criativo para que o público não se sinta retraído em experimentar as ofertas de interação via digital. 

Como já dissemos anteriormente, o processo de adaptação das empresas, em muitos casos, aconteceu da noite para o dia e é preciso pensar em maneiras de convidar o cliente a conhecer, testar e continuar fiel.

Como fazer isso? A gente te explica!

Dicas de marketing para restaurante

É importante seguir alguns passos básicos antes de pensar em maneiras de implementar o digital em seu restaurante. Muitos gestores já conhecem a necessidade de conhecer o seu negócio com propriedade, como os pontos fortes e fracos do restaurante, além das possíveis oportunidades e ameaças do mercado, mas é essencial sempre lembrar.

Afinal, o digital é para servir como complemento ao negócio que já está em pleno funcionamento. As estratégias desenvolvidas, que ganham destaque no contexto da pandemia e do isolamento social, devem ser baseadas em princípios maiores já conhecidos pelos gestores dos restaurantes para que possam ser aplicadas com propriedade.

Tudo isso ajuda a montar um plano de marketing para o restaurante e dá uma perspectiva geral do que está bom e ruim, sempre usando o olhar crítico para saber onde é possível melhorar e como o digital entra como uma estratégia de resolução.

Além disso, a análise deve envolver também algumas ações com base nos objetivos do restaurante. Não sabe por onde começar? Confira algumas dicas de estratégias de marketing para restaurantes que podem ajudar no momento inicial em que as ideias não fluem!

Ideias de marketing para restaurante

Pode ser interessante começar pelo básico: o cardápio do restaurante. Caso ele esteja disponível apenas de forma presencial, direto no estabelecimento, os potenciais clientes não saberão sobre pratos disponíveis ou seus respectivos valores se quiserem pedir em casa.

Por isso, oferecê-lo de forma online, através de um cardápio digital, acaba sendo uma solução viável e mostra essa integração entre o físico e o online. Os clientes devem acessá-lo de maneira fácil, por isso é importante pensar no local em que ele será disponibilizado, como redes sociais do restaurante ou até mesmo um site ou aplicativo específico de vendas.

Caso o restaurante em questão utilize o WhatsApp como ferramenta de comunicação, uma dica interessante é optar pela versão business do aplicativo e utilizar a opção de mídia para disponibilizar o cardápio logo no primeiro contato do cliente. Assim, não será preciso nem mesmo solicitá-lo, basta ler, decidir e pedir!

Trazendo um pouco o contexto da sociedade, principalmente com o impacto da pandemia da covid-19, os serviços oferecidos pelos restaurantes se mostraram ainda mais essenciais, em especial a disponibilidade de delivery.

As ações de marketing devem ser pensadas usando esse benefício, afinal, a possibilidade de receber compras em casa acaba sendo benéfica para o público por serem duas opções de consumo, já que é possível consumir também direto no estabelecimento.

Para isso, a comunicação deve ser bem pensada para ser rápida, didática e informativa em questões como taxa e tempo médio de entrega, políticas de limpeza e proteção para as embalagens e entregadores e demais alternativas relacionadas.

O cliente precisa ser tratado de forma simpática e didática, já que muitas vezes a comunicação digital ainda é algo novo para o público. Quando falamos sobre marketing para restaurantes delivery, reforçamos a necessidade de manter uma comunicação clara e informativa para que nenhuma dúvida fique em suspenso.

A ideia de integração entre o universo on e offline dos restaurantes pode ser feita também através até mesmo do Wi-Fi. Como? Caso o cliente queira se conectar à rede do estabelecimento, ele pode ser redirecionado para uma página de cadastro que promova vantagens interessantes para que o mesmo realize o cadastro, de forma personalizada, como a imagem da marca, cardápio online, descontos pelo cadastro e muito mais!

A estratégia de marketing para restaurantes, além da divulgação, você pode desenhar experiências que o ajudarão também a conhecer melhor o seu público através dos dados cadastrados e integrados com diferentes bases. Confira mais sobre o que isso pode significar para o seu negócio.

Colete dados – mas saiba analisá-los!

A coleta de dados é uma parte muito importante no processo de marketing, afinal, é possível encontrar potenciais clientes e fidelizá-los ao seu restaurante através de uma abordagem simples e gentil.

Caso você não entenda o que é a coleta de dados, trata-se de um processo no qual uma empresa – no caso, o restaurante – solicita a uma pessoa informações pessoais sobre ela e as utiliza posteriormente para fins diversos, como pedir sua opinião sobre a experiência com o restaurante, avisar sobre ações no estabelecimento e muito mais.

A proposta pode parecer invasiva, claro, mas existem meios para torná-la mais convidativa. É possível oferecer descontos, sorteios exclusivos ou outras ações que estabeleçam a sensação de troca: a pessoa fornece os dados ao restaurante, mas ela também ganha algo em benefício próprio.

Na era da informação e do foco no digital, é importante realmente pensar em boas recompensas, afinal, o indivíduo pode analisar a situação e contestar que o prêmio oferecido não é bom o suficiente para validar os seus dados – e, assim, informações preciosas são perdidas.

Um outro ponto importante quando falamos sobre coleta de dados é a necessidade de saber analisá-los. Caso o restaurante consiga o CPF ou número de telefone de muitas pessoas em troca de recompensas, o que é possível retirar deles?

Os dados coletados armazenam informações preciosas em suas entrelinhas. Idade do público alvo, assim como gênero e classe social, são dados que podem ser obtidos através dessas ações.

Perguntas específicas sobre o consumo em restaurantes podem também trazer respostas mais restritas, como pratos preferidos, horários de pico, formas de consumo (estabelecimento ou delivery) e pagamento (transferência bancária, PIX, cartão ou dinheiro físico).

A principal parte de ter conhecimento sobre os dados obtidos é saber analisá-los e transformar as respostas em estratégias de crescimento para o restaurante. Com tudo isso reunido, é preciso pensar, através dos preceitos do marketing, como direcionar ações para o público alvo específico e tornar a experiência do consumidor cada vez mais rica nos quatro âmbitos do marketing – preço, praça, produto e promoção – como citamos anteriormente.

Unindo todas as dicas de marketing para restaurante, é possível estabelecer uma boa comunicação tanto no on quanto no offline e lançar ações mais efetivas para o seu público. Assim, o sucesso para o seu estabelecimento é só questão de tempo!

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