De maneira geral, quando pensamos em formas de divulgação de produtos e serviços na internet, o foco pode ficar apenas no conhecimento do produto pelo público. Contudo, é possível direcionar as estratégias para as vendas em si, utilizando o que chamamos de marketing de resultados.
No entanto, a empresa deve conhecer os princípios dessa tática e ter a consciência de que os resultados não aparecem da noite para o dia. É preciso ter paciência e planejamento quando o assunto é marketing. A seguir, vamos explicar os principais conceitos dessa estratégia. Continue a leitura!
O que é marketing de resultados?
Para quem já está familiarizado com os conceitos de marketing digital, o marketing de resultados pode parecer a mesma coisa, mas com outro nome. Entretanto, é necessário ter cuidado ao chegar a essa conclusão, já que, apesar dessa categoria utilizar alguns recursos do marketing digital, o foco é bem mais direcionado.
Sendo assim, podemos dizer que é a estratégia de divulgação com o intuito de concretizar as vendas. O marketing de resultados é totalmente voltado para converter e, para isso, são utilizadas diferentes ferramentas, como SEO, produção de conteúdo, e-mail marketing, entre outras.
Quais fatores podem influenciar a construção de uma estratégia de marketing de resultados?
Existem algumas ações que, se feitas corretamente, fazem toda a diferença para efetivar as estratégias do marketing de resultados. Vamos entender melhor, a seguir!
Tenha objetivos claros
Parece clichê, mas, de fato, quando se trata de obter resultados — vender um produto ou serviço —, os objetivos precisam estar claros. Isso significa que saber exatamente o que se quer é o que ajudará a definir o que fazer. Além disso, é nesse momento que serão determinados os passos para alcançar as vendas.
Busque conhecimento
É importante ter um bom conhecimento sobre as práticas do marketing, principalmente, do marketing digital. O ideal é estudar bem todas as ferramentas disponíveis e se manter atualizado sobre as novidades.
Poucos atentam para o fato de que o marketing digital sempre está se atualizando. Por exemplo, alguns conceitos de SEO mudam a todo tempo, já que o Google sempre procura melhorar seus motores de buscas. Sendo assim, ir atrás de informação em blogs, cursos e outras práticas são importantes para permanecer no mercado.
Monitore os resultados
Não adianta implementar uma série de táticas para atrair e concretizar a venda, se não há uma análise constante dessas ações. Logo, uma das ferramentas utilizadas são as métricas e KPIs para ajudar a quantificar a qualidade das estratégias.
Se você não sabe, os KPIs são indicadores que utilizamos para entender se estamos com um bom desempenho em nossas ações. Já as métricas são medidas que fornecem um valor para a estratégia aplicada. Os dois são importantes aliados para monitorar os resultados com mais precisão e eficiência.
Quais são as estratégias para usar o marketing de resultados na prática?
Há uma série de maneiras de implementar esse tipo de marketing. Aqui, vamos apresentar algumas que são essenciais, pelo menos, para começar.
Crie um blog
Vamos contar com o fato de que a sua empresa já tem um site. Isso é fundamental para que você tenha um espaço nos sites de busca. Apenas ter uma página no Facebook, por exemplo, não é o suficiente, além de não ser totalmente seguro. Primeiro porque você está restrito a quem está nela. Além disso, se a rede social muda de diretriz, você não pode contestar.
Sendo assim, é fundamental ter o seu próprio site e um blog. Esse será o passo fundamental para a produção de conteúdo e começar a divulgar a sua empresa. Também é o que proporcionará a chance de nutrir leads, ou seja, possíveis clientes.
Utilize o e-mail marketing
Aproveitando a questão da produção do blog, o e-mail marketing é outra maneira de passar conteúdos e divulgar os produtos e os serviços. A diferença é que, além de ser feito pelo correio eletrônico, as chances realmente de efetivar uma compra são maiores.
Isso acontece porque, no e-mail marketing, o usuário já demonstrou que tem interesse em manter uma relação com sua empresa, afinal, ele forneceu seu e-mail. As estratégias para conseguir o contato podem ser desde assinar a newsletter a enviar um e-book.
Fique atento às datas sazonais
Nesse caso, queremos destacar a importância da atenção às oportunidades que as datas sazonais podem fornecer para as suas estratégias. Feriados, férias, datas comemorativas e até a mudança de estação são bons momentos para definir conteúdos exclusivos, promoções e outras táticas para atrair clientes.
Invista no tráfego patrocinado
As estratégias de SEO são realmente muito boas, porém, elas tendem a demorar um pouco para trazer resultados. Nesse sentido, anúncios patrocinados podem funcionar em curto prazo e ajudar na segmentação do conteúdo, pelo menos, até a empresa conseguir um destaque mais orgânico.
Crie outros materiais
Além do conteúdo no blog, que deve ser ao menos de um artigo por semana, é interessante desenvolver outros materiais mais profundos que possam tornar a sua página uma referência no assunto.
Desde infográficos, e-books até webinars, é importante preparar outros conteúdos para gerar mais valor para a sua companhia. Além de ser uma boa forma para adquirir dados como nome e e-mail de forma natural.
Qual é a importância de uma consultoria especializada?
Como você pode ver, o marketing de resultados necessita de conhecimento e de uma boa gestão. Isso pode ser feito pela empresa, sim, porém, tenha consciência de que terá que ser paciente e se manter atualizado para chegar aos resultados. Afinal, além de ser responsável por implementar as estratégias, como SEO, monitoramento, e-mail marketing, ainda terá que produzir os conteúdos de forma periódica.
Portanto, investir em uma consultoria especializada é a chance de delegar esse trabalho a profissionais que sabem analisar o seu negócio e implementar estratégias coerentes. Com isso, você poderá se dedicar ao que realmente importa: os produtos e os serviços da sua companhia.
Falamos sobre os principais conceitos de marketing de resultados e como aplicá-lo. Se você está precisando de uma consultoria especializada, fale com a gente agora! Temos profissionais certos que ajudarão em todas as etapas da estratégia!