Se você quisesse ir a um restaurante ou barzinho na beira da praia para comemorar seu aniversário com amigos, não acharia legal encontrar um lugar bonito, aconchegante e de fácil localização pelo Google? Além disso, não seria muito interessante ter uma prévia de como o estabelecimento é por dentro, para calcular se a ida realmente valeria a pena? Bem, isso é possível com o Google Maps Business View!
O recurso melhora a qualidade da ficha da empresa no buscador (que geralmente aparece em resultados de busca e ao clicar sobre o endereço no Google Maps) e já é usado por diversas marcas ao redor do mundo. Há relatos de companhias que registraram um maior interesse por parte do público, mais visitas ao site ou à loja e, assim, um aumento nas vendas. Isso não deve ser uma surpresa, já que a visualização ajuda a atribuir mais credibilidade ao negócio.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe as dicas deste artigo, pois discutiremos sobre o Google Meu Negócio — incluindo as vantagens do recurso e como instalá-lo. Vamos lá?
Quais são as vantagens do Google Meu Negócio?
Mesmo as empresas que não contam com recursos de mídia usufruem dos benefícios de estarem inscritas no buscador. Se você é acostumado a procurar por lojas e restaurantes no Google, por exemplo, certamente sabe como isso influencia em uma ligação ou visita ao local, além de aumentar a credibilidade do estabelecimento.
Você não está sozinho em relação a esse sentimento: de acordo com uma pesquisa do Google, a chance de ser considerada mais confiável é 94% maior quando a marca tem uma ficha de pesquisa. Além disso, a probabilidade de incentivar os consumidores a comprarem suas soluções é 29% maior, sendo possível ganhar a preferência em relação aos concorrentes que não têm o atributo.
Se você se sente surpreso em relação a essas estatísticas, provavelmente não tem o hábito de procurar por estabelecimentos nos buscadores ou não conhece muito bem o Google Meu Negócio. Sabe quando pesquisamos pelo nome de uma loja ou um nicho (como o de pizzarias) no Google ou no Mapa?
Além dos links comuns na página de resultados, recebemos um box com informações mais completas, como horários de funcionamento, telefones, site e avaliações dos consumidores. As companhias que aparecem nesse card são inscritas e, certamente, aparentam ser mais credíveis do que aquelas que estão apenas nas mídias sociais ou páginas amarelas.
Como funciona o Google Maps Business View?
A empresa que adiciona esse recurso ao seu cadastro ganha pontos com o consumidor: de acordo com outra pesquisa, fichas com vários recursos de mídia têm o dobro de probabilidade de gerarem interesse. Além disso, 41% das buscas resultam em visitas aos locais, em média.
Isso porque, além de as pessoas conferirem várias informações a respeito do negócio, como as que citamos anteriormente, elas podem verificar a localização do estabelecimento, seu letreiro na rua e o que há por dentro, ou seja, como é a decoração, o espaço e o layout. Você consegue imaginar o poder que isso tem para bares, restaurantes, resorts, estações de trabalho e academias, por exemplo?
Mas não estamos nos referindo a fotos simples e estáticas, apesar de serem perfeitamente agregáveis ao sistema. O Google Maps Business View proporciona ao consumidor uma experiência mais enriquecedora: as pessoas têm acesso a imagens esféricas, em 360 graus e alta definição. Na prática, é como se estivessem andando dentro da loja e conferindo seus detalhes por todos os lados.
Se você já utilizou o Google Street View para visualizar localizações no Mapa, essa descrição deve ter feito sentido, afinal é a mesma tecnologia. Caso queira aumentar a visibilidade da sua empresa na internet por meio dos buscadores, confira a seguir como adicionar o recurso à sua ficha nos resultados de busca, no Google Maps e nas visualizações de rua.
De que forma adicionar o Google Maps Business View à sua ficha?
A maneira mais simples de adicionar o recurso do Google Maps Business View à ficha da sua empresa é contratar um fotógrafo ou uma agência certificada pelo buscador no Brasil. Há diversos profissionais cadastrados no sistema distribuídos pelas cidades do país — somente na capital paulista, são dezenas de opções.
Se você acessar o catálogo, poderá conferir uma lista com nomes, telefones e endereços para entrar em contato com o profissional de sua escolha. É importante dizer que o Google não se responsabiliza por orçamentos ou pela negociação, uma vez que apenas facilita sua conexão com o fornecedor, além de qualificá-lo para que preste um bom serviço.
Custos envolvidos
Em geral, o custo varia de acordo com o número de imagens e o tamanho dos ambientes, portanto não existe uma tabela única de valores. Se quiser saber sobre o processo, é muito simples: basicamente, você receberá a visita de um fotógrafo com uma câmera 360 graus na empresa.
O profissional deve fazer diversas fotos panorâmicas do estabelecimento e depois uni-las no computador, a fim de criar a experiência interativa. No entanto, caso você prefira economizar e tirar suas próprias fotos esféricas, também é possível. Para isso, será preciso obter uma câmera 360 graus e saber como fazer as imagens de modo a manter a qualidade do Google.
A própria empresa indica algumas opções de equipamentos e até oferece empréstimos, mas tal prática não é garantida e não há um prazo definido para que ocorra. Se esta for sua escolha, após preparar as imagens, basta inseri-las na ficha da sua empresa com o aplicativo Street View, que pode ser adquirido gratuitamente no Google Play Store e no iTunes.
E então, entendeu o que é e como funciona o Google Maps Business View? As pesquisas mostram que adicionar esse recurso à ficha das empresas no buscador gera muitos benefícios não só para os negócios, mas para o consumidor — que ganha uma experiência mais enriquecedora e interativa.
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