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Estudo de mercado: como uma empresa parceira pode me ajudar?

Digitalland
Escrito por Digitalland em julho 3, 2018
Estudo de mercado: como uma empresa parceira pode me ajudar?
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Acompanhar novidades e adaptar as melhores estratégias para conseguir resultados de alta performance: esse poderia ser um rápido resumo do estudo de mercado. Afinal, para garantir os recursos ideais para a sua empresa, alcançando o desempenho esperado, é preciso entender seu cliente ideal, ficar de olho na concorrência e saber quais tendências valem a pena.

Com a ajuda especializada, você otimiza não só o seu tempo. Confira, neste artigo, as vantagens de contar com uma parceria e também os elementos fundamentais que caracterizam uma análise de mercado de qualidade. Aproveite essa técnica que contribui para o posicionamento da empresa e para o relacionamento e ainda impulsiona conversões. Boa leitura!

 

O que um estudo de mercado de sucesso precisa ter?

O consumidor, hoje, quer encontrar uma marca coerente às suas necessidades e aos seus princípios. Para ter um funil de vendas enxuto, oferecendo o caminho mais rápido para a conversão, você deve entender as preferências e o comportamento do seu público. Além de conhecer bem o seu nicho, com o estudo de mercado, você descobrirá mais detalhes da sua persona.

Então, para desenvolver uma pesquisa eficiente, esse estudo deve analisar:

  • objetivo: você quer lançar um novo produto, aproveitar oportunidades de crescimento para a empresa ou validar uma ideia? Aponte o direcionamento do seu trabalho;
  • segmentação: é justamente a pesquisa sobre a persona do seu negócio, seus principais problemas, desejos e possíveis objeções de compra;
  • mercado-alvo: semelhante à descoberta da persona, é a hora de entender qual o nicho de mercado seu negócio se encontra;
  • diferencial do mercado: após a identificação do seu mercado-alvo, conheça o motivo que leva o consumidor à compra. Qual é a real necessidade? O que você pode oferecer que destacaria a sua empresa?
  • benchmarking: consiste em uma avaliação da concorrência, tanto na identificação das empresas, quanto nas estratégias que estão apresentando melhor performance e pontos que ninguém ainda está usando;
  • barreiras de entrada: fazer um levantamento dos possíveis impedimentos para alcançar o sucesso com o seu negócio;
  • análise e documentação: depois de completo o direcionamento, é hora de coletar as informações, cruzar os resultados e organizar os dados para facilitar a leitura e interpretação. Para tornar esse estudo funcional, documente também a conclusão e os apontamentos.

Quais são as vantagens de trabalhar com a ajuda de um profissional?

Depois de apresentarmos os passos essenciais para a elaboração e a aplicação de um estudo de mercado, você deve ter percebido que apesar de intuitivo, é um trabalho profundo. Além disso, você precisa se assegurar de que está buscando as informações certas.

Veja os principais motivos que confirmam a importância de uma empresa parceira para a realização do estudo de mercado:

 

Receber uma nova perspectiva

Se você está inserido na empresa, é comum criar uma visão pronta sobre o negócio. Isso não é um defeito, pelo contrário, serve para agilizar os diversos processos que dependem da sua tomada de decisão. Entretanto, para a realização de uma pesquisa, esse fator pode tender para a parcialidade.

Recebendo o apoio de uma empresa especializada, você agrega ideias novas, por um ângulo transformador. Como um dos objetivos é encontrar soluções para destacar a marca, oferecendo uma boa experiência para o usuário, talvez seja interessante renovar a forma de ver o negócio.

 

Garantir a integralidade do projeto

O projeto do estudo de mercado conta com muitas etapas, o que às vezes pode esbarrar com o planejamento financeiro e de pessoal para a sua concretização. Agora imagine que, antes mesmo de começar a pesquisa, você já consegue ter uma visão global dos gastos — além da duração e possíveis imprevistos, como a contratação de uma ferramenta.

Esse é um meio de garantir que o trabalho será entregue, mesmo que surjam novas demandas no dia a dia. Parecido com a metodologia do scrum, contar com a ajuda profissional promove entregas constantes e assegura a conclusão do estudo.

 

Trabalhar no que é fundamental

Se você leu até aqui, já deve ter percebido a importância de fazer um estudo de mercado. O que não significa que as outras atividades da empresa podem ficar de lado, não é mesmo? Então, você pode se concentrar nas atividades-chave para manter o melhor desempenho enquanto profissionais cuidam da análise do mercado, público e concorrência para você.

 

Aplicar em um modelo mais econômico

Em um primeiro momento, pode parecer que o redirecionamento do seu pessoal para fazer o estudo, dentro da empresa mesmo, sai mais barato. Entretanto, além dos gastos do colaborador, você deve mensurar outros valores como a descontinuidade das atividades.

Hoje, a internet é a maior aliada para o levantamento de dados. Porém, a maioria das ferramentas são pagas. Contratando uma agência, você garante os melhores resultados e otimiza o orçamento.

 

Ter acesso às melhores ferramentas

Falando nas ferramentas, você já deve conhecer algumas delas:

  • SEMrush: competição de palavras-chave, ranqueamento, performance de anúncios pagos e insights para SEO;
  • SimilarWeb: a performance das suas estratégias e da concorrência como informações gerais de tráfego, backlinks mais relevantes, comportamento do usuário, conteúdos mais acessados e as redes sociais que estão gerando mais tráfego;
  • Klout: identificar quais são os influenciadores estratégicos da sua marca;
  • Buzzsumo: rastrear os conteúdos da concorrência que estão funcionando, menções da sua empresa e comportamento do consumidor;
  • Survey Monkey: para aplicação de questionários para seus prospects e clientes;
  • Opinion Box: semelhante à ferramenta anterior, permite que você crie sua própria pesquisa ou conte com a ajuda da plataforma.

Lembrando que reunimos aqui as principais para garantir um estudo de mercado de qualidade. Muitas delas oferecem versões gratuitas, mas, para uma análise aprofundada, você precisaria da versão paga. Contratando uma empresa parceira, você terá informações estratégicas para o seu estudo de mercado. Normalmente, o uso da maioria dessas ferramentas estará incluso na contratação do serviço.

 

Contar com uma equipe com experiência e sucesso

Para completar os benefícios dessa combinação, está a importância de contar com um time com todas as competências necessárias para uma análise certeira para o seu negócio. Se você contrata uma agência que já é referência no mercado, sabe que contará com profissionais que estão sempre se atualizando e, principalmente, colocando em prática as técnicas para obter o melhor desempenho.

Como você viu, um estudo de mercado ajuda você a entender melhor o seu público, a concorrência e como a sua marca e seu mix de produtos e serviços estão posicionados no segmento. Contando com uma colaboração especializada, você garante uma visão profissional para o seu negócio, além das melhores técnicas e ferramentas para garantir o sucesso da sua análise.

Se você se interessou sobre esse assunto e queria entender melhor como funciona um estudo de mercado e quais são os principais pontos que a sua empresa deveria trabalhar, entre em contato com a gente. Teremos um grande prazer em contribuir para que o seu negócio alcance uma performance de sucesso!

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