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E-mail marketing - O impacto das Tabs do Gmail

Digitalland
Escrito por Digitalland em abril 11, 2017
E-mail marketing - O impacto das Tabs do Gmail
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Relatório recente da Return Path, mostra que nos últimos anos,  aos poucos os usuários do Gmail estão deixando de usar as tabs da ferramenta para classificar seus e-mails, esta situação pode impactar suas campanhas de e-mail marketing.

O relatório baseou-se em dados de uma entrevista realizada em dezembro de 2016 com 1628 usuários do Gmail em conjunto com uma análise de 6 milhões de mensagens enviadas para usuários do Gmail, em outubro de 2016,  na qual foi utilizada a ferramenta de monitoramento da Return Path.

Hoje, cerca de 34% dos usuários do Gmail utilizam as tabs, uma queda considerável, uma vez que, esse número era de 100% quando a Return Path realizou a primeira pesquisa de comportamento de usuários, em 2013.

Dois terços (68%) das mensagens enviadas para usuários do Gmail acabaram classificadas como Promoções; 22% estão classificadas como Atualizações.

As mensagens que estão classificadas como “Sociais” possuem a maior taxa de classificação (i.e., elas são transferidas de modo seguro para o inbox sem serem perdidas ou classificadas como spam); e as mensagens de “Atualização” possuem a maior taxa de leitura.

Apenas 56% das mensagens que não são classificadas terminam nas caixas de entrada.

A classificação das mensagens de e-mail varia de modo considerável dependendo da indústria que pertence e área de atuação. Por exemplo, a maior parte dos e-mails enviados por varejistas termina nas tabs de “Promoções”, enquanto que a maioria dos enviados por empresas bancárias ou financeiras terminam nas tabs de “Atualizações”.

Estes números nos indicam que, as campanhas de e-mail marketing estão cada vez menos, sendo visualizadas pelas pessoas. E, considerando que o Gmail é o segundo maior serviço de e-mail do mundo, o problema pode ser maior do que imaginamos.

Porém, se você cultiva um bom relacionamento com seus clientes, e possuí uma régua de gerenciamento de mensagens por e-mail, de acordo com momento de compra, possui plena certeza que seus clientes se relacionam com suas mensagens, você não tem com o que se preocupar. Afinal, e-mail marketing é fundamentado em algo essencial: Relacionamento! Entregue o que seu cliente quer e na hora que ele quer, ouça-o e aprenda com ele. Só assim você terá sucesso, e não será vitimado por mudanças técnicas que muitas ferramentas do mercado podem passar.

Quer saber como melhorar a entregabilidade de seu e-mail marketing? Entre em contato conosco.

Bons negócios!

Veja o relatório completo da Return Path aqui!

 

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