Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

blog

4 dicas para desenvolver campanhas de marketing usando o orçamento da maneira certa

Digitalland
Escrito por Digitalland em julho 24, 2017
4 dicas para desenvolver campanhas de marketing usando o orçamento da maneira certa
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Não importa o porte da empresa, utilizar o orçamento para campanhas de marketing da maneira correta sempre será uma tarefa desafiadora. Hoje em dia, temos uma infinidade de opções de investimento com potencial para gerar resultados, entretanto, é preciso saber onde e o quanto investir.

Para ajudar você a tomar as melhores decisões, produzimos este post utilizando dicas para desenvolver campanhas de marketing que atingem seus objetivos e não desperdiçam o dinheiro da sua empresa. Confira estas dicas!

 

1. Entenda o público-alvo do seu negócio

Definir e analisar o público a que se pretende comunicar é crucial para evitar o desperdício de orçamento em uma estratégia que não impactará seu consumidor da maneira desejada. Assim, anunciar para o público errado pode ser decisivo para o fracasso de uma campanha de marketing.

A construção de uma persona é uma ótima maneira de entender como o cliente se comporta. Ao fazer isso, estude profundamente sua linguagem, seus interesses e suas necessidades — isso lhe dará a informação necessária para se comunicar da maneira mais adequada.

Outro importante aspecto a ser estudado diz sobre os canais de comunicação utilizados pelo seu público. A melhor forma de saber onde anunciar é estar ciente das mídias que estão presentes na vida do consumidor, otimizando a presença de sua campanha.

 

2. Defina seu orçamento e suas metas de maneira progressiva

A melhor maneira de se planejar é por meio de metas que possam ser atingidas. Assim, defina o quanto será investido e procure ser razoável ao definir suas expectativas de resultado.

Não estabeleça algo inalcançável para sua empresa. Estipule seus objetivos por baixo para otimizá-los progressivamente.

Sempre que tiver sucesso ao atingir uma meta, procure entender o que poderia ser melhorado em sua execução e seu planejamento. Utilize essa informação para definir um objetivo mais desafiador para aprimorar o desempenho de suas campanhas de marketing, conquistando cada vez mais ao mesmo tempo em que gasta menos.

 

3. Meça o Retorno Sobre o Investimento (ROI)

O ROI é um dado essencial para determinar a efetividade de uma campanha para saber se, em termos financeiros, ela valeu ou não a pena. Utilize essa forma de visualizar as ações de sua empresa para filtrar a qualidade de sua campanha eliminando os fatores nocivos e potencializando os benéficos.

Muitas empresas terceirizam essa análise, contratando agências de marketing digital para que cuidem dos processos técnicos e estratégicos do estudo desse dado e, depois, apliquem-nos em sua campanha.

 

4. Aposte em soluções digitais

O web marketing permite a mais barata e eficiente mensuração de ROI dentre todas as mídias. Você terá à mão dados como número de cliques, visualizações, tempo permanecido na página, entre outros.

Além disso, o marketing digital possui um excelente custo-benefício, principalmente por sua segmentação de público-alvo. Isso torna possível que a mensagem impacte um consumidor específico, utilizando uma parcela significantemente menor do seu orçamento.

Como se não bastasse, a internet possibilita um contato mais íntimo e direto com seu público, além de um ótimo feedback. Controle, direcionamento, economia e interação é o que o web marketing pode agregar à sua empresa.

Lembre-se de utilizar o ROI para estabelecer seus objetivos progressivamente e melhorar a efetividade da sua campanha tendo sempre em mente o consumidor.

E aí, gostou das dicas para desenvolver campanhas de marketing? Aproveite para compartilhar este texto com seus amigos nas redes sociais, ajudando-os a entenderem mais sobre o assunto!

TAGS: