Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

blog

Persona e público-alvo: entenda as diferenças

Digitalland
Escrito por Digitalland em agosto 7, 2017
Persona e público-alvo: entenda as diferenças
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Um marketing bem aplicado deve sempre se basear em um planejamento e em uma estratégia bem definidos e, como parte disso, é preciso saber para quem vender seus serviços e produtos. Nesse momento, nos deparamos com dois termos: persona e público-alvo.

Muitas pessoas acabam confundindo essas palavras e até acreditam que possuem o mesmo significado. Mas saiba que não! Entender esses termos pode influenciar diretamente em seus resultados.

Persona e público-alvo são conceitos diferentes e são muito utilizados quando estudamos o perfil dos consumidores de uma empresa. Portanto, se quiser entender de fato qual a diferença entre esses termos, continue lendo este post!

 

O que é público-alvo

Público-alvo é o termo mais conhecido e, provavelmente, você já está familiarizado com ele. Podemos definir como público-alvo um nicho de mercado, ou seja, um grupo de pessoas que tendem a ser seus potenciais clientes.

É um conceito mais amplo, definido por dados demográficos, socioeconômicos, hábitos de consumo e comportamentos. Para ficar mais claro, vamos exemplificar um público-alvo.

Supondo que você possua uma loja virtual de cosméticos. Seu público-alvo pode ser composto por mulheres entre 20 e 50 anos, moradores da região Sudeste do país, com faixa salarial entre 2 e 6 salários-mínimos e que costumam comprar em lojas virtuais.

Dessa forma, fica mais claro entender que, quando falamos em público-alvo, estamos falando de uma parcela da sociedade que se interessa por seus produtos e serviços.

 

O que é persona

Uma persona está dentro do seu público-alvo, mas é um conceito mais específico, pois se trata de uma caracterização fictícia do seu cliente ideal. O termo passou a ser mais conhecido com o crescimento do Inbound Marketing no Brasil.

O grupo de pessoas definido anteriormente pode ter gostos e hábitos diferentes e uma jovem de 22 anos certamente está mais conectada na internet no seu dia a dia do que uma mulher de 50.

Portanto, definindo uma persona você tem a possibilidade de conversar diretamente com o melhor cliente da sua loja virtual de cosméticos, utilizando uma mensagem atrativa e coerente com esse perfil.

Seguindo o exemplo da loja virtual, uma persona poderia ser a Jéssica, de 22 anos, estudante de Moda e residente na cidade de São Paulo (SP). Jéssica mora com os pais e trabalha como vendedora em um comércio local.

Sua renda mensal gira em torno de R$2000 e, como ela ainda não tem gastos fixos elevados, costuma a realizar muitas compras pela internet. Preocupada em sempre estar com uma boa aparência para os clientes da loja onde trabalha, Jéssica consome conteúdos sobre beleza, maquiagens e moda.

Percebe como o conceito de persona é bem mais específico? Com a persona definida podemos segmentar as ações e elaborar estratégias de marketing muito mais efetivas.

 

Os benefícios de definir uma persona

É importante entender que o processo de definição de uma persona é um pouco mais complexo e pode levar algum tempo. Essa definição é feita através de pesquisas, entrevistas e análises de informações reais de seus clientes.

Com uma persona bem definida, todas as ações comunicacionais da sua empresa vão passar a ter um foco bem mais específico, facilitando a comunicação, a aproximação do público e a construção de produtos mais exclusivos, além da possibilidade de elaborar estratégias únicas e diferenciadas.

Atingindo o público ideal do seu negócio, certamente os custos resultantes das campanhas de marketing digital também vão reduzir, pois todas as ações tendem a ser mais assertivas.

Com a economia financeira proveniente de estratégias com maior efetividade, futuramente você ainda pode criar mais personas e novas ações estratégicas para o crescimento do seu negócio.

Entendeu a diferença entre persona e público-alvo? Então aproveite para aprofundar seu conhecimento conhecendo 5 benefícios do Inbound Marketing para sua empresa!

TAGS:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

One Reply to “Persona e público-alvo: entenda as diferenças”

6 técnicas de neuromarketing que podem mudar suas campanhas - – Digital Land

[…] O ato de consumo sempre esteve interligado ao subconsciente humano. Por isso, entender o comportamento do consumidor é de suma importância para o planejamento de ações de marketing e vendas, e esse entendimento pode ser feito por meio de técnicas de neuromarketing, que são capazes de criar vínculos afetivos e emocionais com o público. […]

Os comentários estão desativados para esta publicação.