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Você sabe o que é Geomarketing? Descubra aqui e veja como aplicar!

Responda rápido: você sabe o que é Geomarketing? Se a sua resposta é não, está na hora de prestar atenção nesse tipo de estratégia digital para impulsionar seu negócio. Afinal, nas suas campanhas de marketing você pode — e deve! — estar atento à localização do seu potencial cliente para conseguir desenvolver ações mais criativas e eficientes.

É tudo muito simples! Muita gente ainda desconhece, por exemplo, que ao postar nas redes sociais diariamente, está fornecendo pistas preciosas para as marcas sobre o seu comportamento e interesses. Com os avanços da tecnologia, crescem cada vez mais as oportunidades de uso desses dados para o sucesso do seu negócio.

Neste post, descubra exatamente do que se trata esse conceito e como aplicar recursos que conseguem identificar a localização do seu potencial cliente de forma proveitosa nas suas estratégias. Confira!

 

O QUE É GEOMARKETING?

Para quem não sabe o que é Geomarketing, temos uma boa notícia! Além de ser um conceito muito simples de entender, sua aplicação nos negócios é fácil e rende resultados extremamente positivos. Para começar, o nome dessa estratégia é bastante intuitivo — se trata exatamente de um marketing baseado em localização geográfica.

Sabe aquele botãozinho do GPS no seu celular? Mesmo quando desabilitamos essa função, ao navegar em algum site é comum o dispositivo solicitar que habilitemos a localização para que sejam fornecidos melhores resultados. E não é só isso, mesmo quando estamos em um desktop, as páginas reconhecem nossa posição pelo endereço de IP na rede.

A partir disso, os mecanismos com inteligência artificial estabelecem uma relação entre a localização do público e seus hábitos de consumo. Dessa forma, é possível aplicar estratégias que usam o conhecimento sobre o lugar em que se encontram os usuários para alcançar potenciais clientes com o produto ou serviço mais adequado, no lugar certo e na hora mais apropriada.

 

QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA?

Hoje, as pessoas estão conectadas aos seus dispositivos móveis o dia inteiro. A ideia de usar a localização do público em estratégias de marketing digital parte de um princípio fundamental das campanhas mais atuais: quanto mais você conhece seu potencial cliente, mais fácil é atingi-lo.

Afinal, é com esses dados coletados a partir do “rastro digital” do usuário que a empresa consegue conhecer o perfil e os interesses de cada um. Assim, o Geomarketing serve para otimizar as campanhas, entregando o anúncio, o e-mail, a mensagem ou a notificação no momento mais adequado para a conversão.

 

POR QUE INVESTIR NO GEOMARKETING?

Investir no Geomarketing é apostar na inovação no seu negócio. E acredite: atender às necessidades dos seus clientes e atingi-los no momento e lugar certos é essencial para alcançar uma posição de destaque em meio a tanta competição de mercado. Veja por que esse é um ótimo caminho para sua empresa:

 

FACILITA A SEGMENTAÇÃO DO PÚBLICO

O principal fundamento do Geomarketing está em conhecer o potencial cliente, descobrindo por meio da sua localização qual é o seu perfil como consumidor. Assim, o primeiro ponto a favor dessa estratégia é justamente a possibilidade de conhecer e, consequentemente, segmentar o seu público-alvo.

E você provavelmente já sabe qual é a importância disso hoje em dia, especialmente para quem se interessa pelo marketing digital. Com uma boa segmentação, você consegue direcionar seus esforços e focar suas campanhas em quem realmente interessa, o que garante não apenas resultados mais efetivos na conversão de leads, como, também, a otimização de tempo e de processos.

 

GERA MAIS ENGAJAMENTO DE USUÁRIOS

Partindo da ideia anterior, pense conosco: as chances de ter usuários engajados é muito maior quando sua campanha é bem direcionada, não é? Quanto mais certeira for a sua atuação de acordo com a segmentação de público, melhor será o desempenho das práticas da sua empresa, como no caso das chamadas para ação (CTAs).

Com posts que parecem feitos especialmente para você, abordando assuntos que vão de encontro com as suas necessidades, exatamente no momento que você queria ou precisava saber de determinado assunto; certamente, as chances de que você realize alguma das ações indicadas é muito maior.

 

DIRECIONA O FOCO PARA O CLIENTE

Como você está percebendo, o grande trunfo do Geomarketing é o foco no cliente. Isso significa que seu relacionamento com os consumidores se torna muito mais estreito, afinal, você passa a dispor de mais dados sobre eles, conhece melhor suas necessidades e, como consequência, consegue apresentar soluções ideais.

E por que isso é tão importante? É simples! Com o advento da transformação digital, o cliente tem um poder de decisão muito maior em mãos. Até porque, hoje em dia é muito fácil realizar pesquisas, comparar serviços e escolher melhor os produtos que compramos. Portanto, não subestime a inteligência do seu consumidor e aja com propriedade em suas campanhas.

 

POTENCIALIZA AS VENDAS

Com tanto diferencial alcançado por meio de uma estratégia de Geomarketing qualificada, o principal retorno para o seu negócio será a potencialização de vendas. Uma campanha eficaz e bem estruturada em dados garante que as taxas de conversão sejam otimizadas — e conversão é sinônimo de sucesso!

Seu time de vendas também terá motivo para abrir largos sorrisos porque, ao mesmo tempo em que você potencializa a eficácia de suas campanhas e atrai mais clientes, conhecer a localização de seus usuários e seus hábitos de consumo coloca o seu negócio milhas à frente da concorrência.

 

PROPORCIONA DOMÍNIO ENTRE DIFERENTES REGIÕES

Também é por meio desse conhecimento geográfico que você consegue aumentar o campo de visão e, de repente, expandir o seu negócio de forma segura, com base em dados concretos e atuais. Para isso, é necessário fazer uma rica coleta de dados sociodemográficos e mercadológicos.

Depois, observe as características dos locais onde seus públicos com melhores taxas de conversão se encontram. A variação pode ocorrer de um bairro para outro, em cidades diferentes ou até mesmo entre um quarteirão e outro. Assim, você sabe com exatidão onde abrir lojas com retorno comercial positivo.

 

AJUDA A IDENTIFICAR NOVOS MERCADOS POTENCIAIS

A análise de sua performance baseada em localização de clientes garante passos certeiros em se tratando da abertura de filiais ou recolocação geográfica da empresa. Da mesma forma, algo semelhante acontece. Em vez de pensar em lugares distintos, que tal refletir sobre a variação de serviços de acordo com o seu mercado-alvo?

Não se trata apenas de observar regiões prósperas para seu negócio, mas, se você tem essa flexibilidade, a dica é pensar, também, em formas de atuação mais garantidas. Até porque, hoje em dia as lojas físicas nem sempre têm tanto retorno quanto um e-commerce bem estruturado e direcionado.

 

AUXILIA NA DECISÃO DE ONDE E COMO AGIR

Por fim, outra grande vantagem do uso do Geomarketing está no poder de decisões mais certeiras em função da presença de concorrência. Essa estratégia possibilita, por exemplo, que você monitore a presença de consumidores nas empresas rivais em mapas, entenda algumas tendências e, com isso, consiga antecipar cenários e dar passos mais rápidos.

Com esse tipo de recurso e com uma equipe qualificada, fica fácil descobrir a cobertura geográfica de seus concorrentes e, a partir disso, elaborar um perfil completo de empresas do mesmo segmento de atuação que o seu. Lembre-se de que, em uma realidade mercadológica tão competitiva como a que vivenciamos, informação vale ouro!

 

COMO APLICAR O GEOMARKETING NA SUA EMPRESA?

Tá bem, você já entendeu o que é Geomarketing e por que ele pode fazer toda a diferença no seu negócio. Mas agora, a pergunta que mais interessa: como efetivamente aplicar esse recurso? Veja as principais ferramentas baseadas no marketing de localização:

 

GEOTARGETING

O Geotargeting é a segmentação do público-alvo conforme a sua localização. A maior parte das plataformas online de mídia paga permite que você selecione por país, região, estado e cidade. No Facebook Ads, por exemplo, é possível fazer o direcionamento por raio de quilômetros e por pontos comerciais.

 

GEOFENCING

O Geofencing consiste em disponibilizar conteúdo em tempo real de acordo com o local em que o potencial cliente se encontra. O Google costuma utilizar essa estratégia com usuários do sistema Android, a fim de informar sobre a situação do trânsito nas proximidades.

Para conseguir enviar tais notificações, a empresa precisa ter um aplicativo com a demarcação da área geográfica trabalhada. O app tem que ser baixado e o usuário pode autorizar ou não o compartilhamento da sua localização e o recebimento de comunicações.

 

CHECK-INS

O check-in costuma ser aproveitado para engajar os usuários que visitam um estabelecimento em troca de descontos ou brindes. Muitos restaurantes, bares e lanchonetes fornecem Wi-Fi gratuito mediante o check-in no Facebook. Lembre-se de que é necessária a criação de uma página na categoria Negócios Locais nessa rede social para utilizar essa estratégia.

 

GEOTAGGING

O Geotagging é a marcação da localização de um usuário em sua postagem, seja no Facebook ou no Instagram. A principal vantagem é a divulgação espontânea do seu negócio. Assim como o check-in, a iniciativa deve partir do próprio usuário, logo, cabe a você incentivar esse tipo de ação.

Agora que você já sabe o que é Geomarketing, não há dúvidas de que essa é uma estratégia com um potencial enorme e, no momento, seus recursos estão só começando a ser adotados pelas empresas. Os próximos anos são, com certeza, promissores!

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