A experiência do usuário (UX ou User Experience) tem um papel muito importante para que um site tenha sucesso, visto que trabalha com questões funcionais, práticas e ligadas ao lado emocional. Sendo assim, mesmo os profissionais de marketing devem entender um pouco do processo para que sua estratégia leve em conta as expectativas dos visitantes.
Se até hoje você não demonstrou muito interesse em entender sobre UX ou tem dúvidas a respeito, continue conosco. No post de hoje, mostraremos 5 motivos para você utilizar os conceitos de experiência do usuário na sua estratégia e aumentar as vendas. Pronto? Boa leitura!
1. Você pode aumentar o tempo de permanência do usuário na página
Não há maior frustração do que ver que os usuários passam pouco tempo na página. Nesse momento, os administradores chegam até a questionar a qualidade do conteúdo criado. Embora essa possa ser uma possibilidade, por vezes, isso significa apenas que o usuário encontrou o que queria e acredita que não há mais nada de relevante para ele na página.
Para ajudar a resolver isso, basta implementar um sistema de scroll infinito. Com ele, quando o usuário rolar o ponteiro do mouse para baixo, automaticamente outro artigo relevante ao assunto será exibido.
2. Os usuários desejam sites otimizados para dispositivos móveis
Há alguns anos, ter páginas otimizadas para dispositivos móveis era luxo e estava disponível apenas em grandes portais. Atualmente, porém, é uma exigência dos próprios usuários. O motivo para isso é simples: melhora a experiência do visitante em seu site.
Usar os dedos em forma de lupa para acessar os conteúdos é algo que dificulta a busca de informações. As pessoas desejam achar o que querem com rapidez e, se não conseguirem, procurarão por outra página.
E querem ainda mais! Desejam que as informações estejam organizadas. Sendo assim, deve permanecer na página otimizada para mobile apenas o que eles precisam para sua informação ou efetuar a compra.
3. Velocidade de carregamento é um parâmetro utilizado pelo Google
Você já pensou quantas visitas teria e quantos negócios faria se seu site estivesse na primeira posição do Google? Então, fique atento! Um critério importante para o buscador é que a página seja rápida.
Como já dissemos, os usuários desejam encontrar rapidamente as informações desejadas. Sabendo disso, os motores de busca dão preferência para as páginas que entregam seu material de maneira veloz.
Se você quer verificar se sua página é rápida o suficiente, o Google possui o PageSpeed Insights. Com ele, é possível encontrar os principais erros que fazem com que seu site apresente lentidão. Vale a pena conferir!
4. Sua taxa de vendas pode ser maior
Não importa se você faz vendas a partir de seu site. Os conceitos de UX são úteis para que você proporcione uma navegação interessante para seus visitantes. Há empresas que possuem páginas de cadastro ou de pagamento com informações irrelevantes, por isso, o usuário acaba desistindo de finalizar a compra.
A mesma situação acontece em páginas de orçamentos. Quando é necessário preencher diversos campos para receber uma resposta, os visitantes tendem a não completar sua solicitação. Por isso, se quer aumentar suas vendas, é importante ter cuidado para que sua página tenha apenas as informações necessárias.
5. Menos clientes reclamarão dos seus serviços
Se ter muitas informações atrapalha a leitura e dificulta o preenchimento de formulários, ter poucos dados sobre seus serviços e produtos também não é ideal. Descreva todos os itens importantes em sua página, pois você auxiliará o usuário na tomada de decisões. Caso contrário, ele poderá fazer uma compra equivocada e, depois, reclamar dos serviços prestados por você. Sendo assim, UX também é prezar pelo relacionamento com o cliente.
Ou seja, pensar na usabilidade é também fornecer tudo do que ele precisa para escolher de maneira consciente. Técnicas importantes para isso são postar imagens claras e em tamanho adequado e destacar as informações mais importantes.
Os motivos acima convenceram você a pensar em UX com mais carinho? Um internauta que acha o que precisa com exatidão e velocidade estará mais próximo de fazer a compra.
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