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Gamification: entenda o que é e como utilizar em sua estratégia de marketing

Você gosta de games? Já pensou em trazer as mecânicas dos jogos para as ações de marketing da sua empresa e, assim, melhorar o relacionamento com os seus clientes? Pois é essa a proposta da gamificação.

Com o boom das mídias sociais, vale a pena conhecer o que é gamification e o que essa tendência trará para o futuro. As redes sociais favorecem o engajamento e potencializam o compartilhamento de conteúdo, tornando-se canais atraentes para empresas que querem investir nessa estratégia.

Gamificar ações de marketing é, hoje, uma possibilidade não apenas para quem tem muito dinheiro para investir em visuais caprichados de games. Pequenas e médias empresas com uma boa história para contar e uma estratégia promocional bem planejada também estão nessa competição.

Ficou curioso? Então, acompanhe o post, aprenda o que é gamification e veja como utilizá-lo em suas campanhas de marketing digital.

 

O que é gamification?

O termo gamification foi citado pela primeira vez em 2003 pelo programador britânico Nick Pelling. Ele usou a estratégia em sua empresa de consultoria, mas não obteve muito sucesso.

Foi a partir de 2010 que o conceito ganhou popularidade e virou tema de palestras como o TED Talk de Jane McGonigal sobre como os jogos podem fazer um mundo melhor.

O uso de elementos como pontuação, divisão de tarefas por fases e recompensas (medalhas, cupons e badges) promove o engajamento entre as pessoas e facilita o aprendizado.

Assim como nos jogos, é preciso que haja um objetivo a ser alcançado por quem participa da gincana ou competição sincronizada às redes sociais, por exemplo.

 

Como funciona?

Você deve estar se perguntando por qual razão a gamificação funciona de maneira tão atraente para as pessoas. A resposta é até simples: o forte apelo psicológico que os games têm em nós, seres humanos.

Note que queremos alcançar metas, conquistar gratificações e nos livrar de castigos, concorda? Isso explica a eficiência das ações de marketing digital que fazem uso desse recurso.

 

Quais são os benefícios?

 

Maior vínculo emocional com a marca

 

Enquanto na publicidade tradicional a comunicação costuma ser unidirecional, a gamificação traz como novidade uma interação mais lúdica entre os participantes de uma gincana, por exemplo.

Tal vínculo emocional melhora o relacionamento com os clientes e estimula uma impressão de pertencimento, tornando os integrantes mais fiéis à sua marca.

 

Acesso a dados de comportamento e hábitos de consumo

Para quem trabalha com marketing digital, outra grande vantagem é a obtenção de dados sobre o comportamento e os hábitos de consumo dos usuários, permitindo o entendimento da aceitação (ou não) de cada etapa do jogo.

Já imaginou a quantidade de informações preciosas que você pode ter em mãos a partir disso? Depois, é hora de aplicar todos os insights no planejamento de novas campanhas.

 

Aumento de produtividade com um call center gamificado

Que tal utilizar a gamificação também no seu call center? Essa estratégia pode estimular a competição saudável, a capacitação e a resiliência dos seus atendentes.

Com o aumento da produtividade e o clima organizacional favorável, ganham todos, em especial os seus clientes com um atendimento mais qualificado.

Se você chegou até aqui, já sabe muito bem o que é gamification e está convencido do seu potencial para as suas campanhas de marketing digital, certo? Então, não perca tempo! Conte com a ajuda de uma agência especializada para tirar as suas ideias do papel, seja você uma pequena, média ou grande empresa.

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