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Marketing e Vendas: alinhar esses departamentos é uma receita de sucesso!

Dentro de uma empresa, cada função tem deveres e contribuições para alcançar o sucesso. É como uma máquina com engrenagens, onde cada peça cria condição para que o sistema inteiro funcione corretamente. Porém, dois setores se destacam: Marketing e Vendas.

Esses departamentos são responsáveis por criar oportunidades e convertê-las em lucro para o negócio. Nesse sentido, vários empreendedores enxergaram o grande potencial em unir essas duas equipes, trabalhando em conjunto, com os mesmos objetivos.

Se você deseja conhecer as vantagens em alinhar esses departamentos, confira nosso post de hoje. Vamos mostrar como essa integração é positiva e como ela deve ser feita. Boa leitura!

 

A atuação de Marketing e Vendas

A representatividade de Marketing e Vendas dentro de uma empresa é muito grande. São dois departamentos que estão diretamente ligados ao faturamento do negócio e, portanto, são responsáveis pela saúde financeira.

O setor de Marketing tem como principal objetivo a criação de oportunidades. A equipe deve conhecer e entender as necessidades do público-alvo para criar campanhas de marketing, demonstrando as soluções propostas.

Com o Inbound Marketing, as estratégias se tornaram mais assertivas, a partir do fato de que o foco das ações está no cliente, e não mais nos produtos. Isso, aliado ao aumento da exigência pelo público, levou as empresas a investirem em conhecimento, como no Marketing de Conteúdo.

As equipes criaram blogs, páginas nas redes sociais e outras ferramentas para criar uma fonte de conhecimento, canais onde seus consumidores pudessem pesquisar e obter respostas.

Já o setor de Vendas precisa converter as oportunidades geradas pelo Marketing. Eles recebem os potenciais clientes, já com um bom conhecimento sobre os produtos, e fecham as vendas, com um contato mais direto.

 

As desvantagens na atuação separada dos dois setores

Atuando de forma isolada, com a falta de comunicação entre os setores de Marketing e Vendas, as queixas são extensas e, os conflitos, recorrentes.

Marketing reclama que Vendas não é capaz de converter todas as oportunidades geradas. Já Vendas questiona que os potenciais clientes não chegam com as informações necessárias. Esses são só exemplos dos conflitos gerados entre os departamentos isolados.

O problema é que, com esses embates, quem perde é a empresa inteira, pois o que está sendo ameaçado é o faturamento — e esse não é um valor individual de uma equipe.

Além de comprometer as vendas, a atuação separada deteriora a eficiência das campanhas geradas. Podem ser gastos valores consideráveis em estratégias pouco ou nada eficientes.

 

Os benefícios de alinhar Marketing e Vendas

O alinhamento entre os dois setores tem um nome: Smarketing. O termo em inglês representa a união de “Sales” e “Marketing”. A ideia é a criação de um elo, de forma que ambas as equipes trabalhem em conjunto, potencializando as ações e os resultados.

Se Vendas tem como principal função concretizar os pedidos, o setor possui informações preciosas para melhorar as campanhas. Se Marketing conhece melhor os clientes e sabe pelo que se interessam e o que precisam, o departamento pode ajudar na negociação direta, munindo o setor irmão com informações relevantes.

Assim, alguns dos benefícios do Smarketing são:

  • aumento da taxa de conversão;
  • aumento das vendas;
  • alinhamento de objetivos;
  • melhor comunicação interna;
  • redução de custos e otimização dos investimentos.

 

Como fazer a integração

Para integrar as duas equipes, o primeiro passo é mostrar o objetivo e as vantagens dessa ação para todos os envolvidos. Deve-se evidenciar as oportunidades que se perdem trabalhando individualmente.

Com esse conhecimento, estimule a troca de informações, com reuniões periódicas entre as equipes. Construa objetivos em comum. O SLA — Service Level Agreement — é uma ferramenta importante nessa tarefa. É um acordo, escrito, em que cada parte se compromete com ações determinadas, com a definição de responsáveis e prazos.

Como vimos em nosso artigo, alinhar as equipes de Marketing e Vendas pode alavancar os números do negócio. Não faz sentido manter isolados dois departamentos com tanta influência no faturamento. Reúna as equipes, mostre as vantagens dessa ação, promova encontros frequentes e crie um SLA. Os resultados serão incríveis e seu negócio será um sucesso!

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