Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

blog

Smarketing: entenda a importância de unir os times de vendas e marketing

Digitalland
Escrito por Digitalland em julho 10, 2017
Smarketing: entenda a importância de unir os times de vendas e marketing
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A integração entre as equipes de vendas e marketing é uma estratégia altamente competitiva, com grande potencial para alavancar o desempenho e os resultados do negócio e, certamente, pode ser considerada uma tendência em expansão através do smarketing.

Dentre os benefícios dessa união, podemos citar o alinhamento dos processos operacionais, a eficiência na mensuração dos resultados, a otimização das estratégias de prospecção, entre muitos outros.

No artigo de hoje, você entenderá o que é smarketing e por que essa prática é tão importante para as empresas. Continue a leitura para conferir!

 

O que é smarketing?

Smarketing ou, como também é conhecido, vendarketing, é a integração dos métodos que constituem os departamentos de vendas e marketing, de modo que o time de marketing desempenhe seu papel, proporcionando as melhores estratégias para a equipe de vendas colocar em prática.

Para entender melhor: imagine que a responsabilidade do marketing em gerar leads qualificados seja oferecer conteúdos relevantes para otimizar o relacionamento com o cliente em potencial, facilitando o trabalho da equipe do departamento de vendas.

Basicamente, o smarketing unifica o direcionamento dos times de marketing e vendas em um só caminho: fazer a empresa crescer por meio do aumento nas vendas.

 

Quais são os benefícios do smarketing?

 

Foca em atividades assertivas

Como dissemos acima, o smarketing auxilia a definir os aspectos de trabalho de cada departamento com exatidão, ajudando a manter o foco em atividades assertivas.

A ideia não é que o foco seja nas atividades que a outra equipe precisa realizar, pois cada time está devidamente capacitado para realizar suas funções com excelência, não é verdade?

A intenção é que o compartilhamento de experiências ajude ambas equipes a crescer em conjunto, por meio de decisões mais eficientes, contribuindo com o progresso da empresa.

 

Torna os processos de vendas mais eficientes

A integração de departamentos do smarketing proporciona vantagens estratégicas como o aumento da taxa de conversão e a geração de leads qualificados, beneficiando o índice de vendas.

Considerando que o objetivo de ambas equipes é aumentar o faturamento do negócio, a criação de ações que melhorem as vendas é de interesse mútuo e representa benefícios a todos.

Nesse aspecto, o smarketing trabalha da seguinte forma: o setor de marketing consegue criar campanhas mais eficientes, melhorando os resultados. O setor de vendas é beneficiado por leads bem qualificados, pois a decisão de compra está mais consistente, o que torna o processo muito mais assertivo.

 

Unifica os objetivos

Como foi dito nos tópicos anteriores, um dos principais produtos da união do setor de marketing e vendas é a unificação de objetivos dentro da empresa. Mas, para que isso funcione adequadamente, é preciso que essa integração seja específica quanto às metas e os prazos a serem cumpridos.

Dessa forma, torna-se muito mais fácil alinhar os alvos e buscar as melhores práticas para conquistá-los com agilidade, diferente de quando as equipes trabalham separadamente e não se complementam, fazendo com que as táticas fracassem.

 

Facilita a medição dos resultados

Graças aos avanços em tecnologia digital, atualmente, as empresas podem contar com ferramentas avançadas para mensurar os resultados de suas estratégias comerciais e campanhas de marketing.

Isso significa que não somente é possível integrar os times de vendas e marketing, como também fazer uma medição objetiva sobre os resultados de suas táticas, permitindo aos gestores das equipes identificar se o papel de cada departamento está gerando os resultados esperados.

Isso pode ser feito por meio de métricas e ferramentas modernas de analytics, que podem emitir relatórios detalhados, mostrando em detalhes o desempenho de cada envolvido no projeto.

Gostou do nosso artigo sobre a importância do smarketing? Então siga nosso perfil no Facebook para acompanhar todas as postagens!

TAGS: