Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

blog

Saiba como nutrir os leads gerados pela sua empresa

Digitalland
Escrito por Digitalland em maio 22, 2017
Saiba como nutrir os leads gerados pela sua empresa
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Toda empresa busca expandir seu negócio e, com isso, aumentar a visibilidade da marca, conquistar novos clientes e fidelizá-los.

Várias estratégias de marketing são utilizadas nesse processo. Porém, quando potenciais clientes são alcançados, é importante oferecer a eles conteúdos de qualidade ― que solucionem as dúvidas que tiverem e os qualifiquem ―, deixando-os prontos para adquirirem as suas soluções: esse é o objetivo da nutrição de leads.

Se você ficou curioso para saber mais sobre nutrição de leads, continue acompanhando nosso post. Vamos mostrar o que é, como deve ser feita e as suas vantagens.

 

O que é nutrição de leads?

Muitas empresas vêm adotando a estratégia de qualificar seus consumidores, por meio de blogs, e-mails ou redes sociais. Essa ação pode aumentar significativamente o tráfego no site, mas é preciso converter esse número em vendas, senão todo o esforço será em vão.

De modo a otimizar as conversões, foi criada a técnica de nutrição de leads, que consiste em enviar conteúdos relevantes para seus potenciais clientes. Essa estratégia tem o objetivo de preparar melhor os leads, deixando-os prontos para realizar uma compra.

Como a nutrição deve ser feita?

Para criar uma estratégia de nutrição de leads, alguns passos devem ser seguidos. São eles:

1. Planejar suas ações

O primeiro passo é o planejamento. Nessa fase, você deverá definir os seguintes pontos:

  • qual é o objetivo?
  • Qual é a meta traçada?
  • Qual é o meu público de interesse?

Com esses pontos bem definidos, você saberá o que quer alcançar com as suas ações.

2. Montar uma base de leads

O segundo passo é montar uma boa lista de leads. Para isso, é importante capturar dados de seus potenciais clientes, permitindo que você entre em contato com eles, envie materiais e tire dúvidas.

Existem várias estratégias: uma delas é colocar um campo de cadastro no site, incentivando a assinatura da newsletter. Assim, os leads disponibilizarão as informações necessárias e autorizarão o envio de materiais.

3. Segmentar sua lista de leads

Com uma boa lista de contatos, é hora de segmentá-la. Estabeleça divisões de acordo com o estágio de compra dos potenciais clientes. Assim, você conseguirá enviar o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento adequado, deixando o lead mais qualificado e pronto para realizar uma compra.

4. Preparar o conteúdo

Agora é o momento de criar os conteúdos.

As produções devem seguir as necessidades dos leads: não adianta enviar um conteúdo de fundo do funil de vendas para um lead que ainda não está qualificado para isso. Da mesma forma, concentre-se em criar sempre materiais relevantes, que despertem a curiosidade de seus leads e que sejam úteis.

5. Definir a linha de tempo

A nutrição de leads será automática, ou seja, os conteúdos serão enviados de acordo com uma programação estabelecida, fazendo com que eles percorram um caminho determinado. Assim, deve-se definir o intervalo dos envios. Encontre o equilíbrio: não envie materiais em excesso e nem deixe seu lead esperando por muito tempo.

6. Medir os resultados

Claro, toda ação deve ser acompanhada para medir o desempenho e verificar se os objetivos e metas estão sendo correspondidos. Observe se os leads estão se tornando clientes. Em caso negativo, analise em que fase eles estão sendo perdidos e o motivo.

Quais são as vantagens em aplicar a nutrição de leads?

Criar uma nutrição de leads traz várias vantagens:

  • aumenta a possibilidade de vendas;
  • melhora o relacionamento com os clientes;
  • contribui para o fortalecimento da marca;
  • melhora a experiência de compra;
  • economiza esforços das equipes de marketing e vendas;
  • traz retornos financeiros para o negócio.

Nutrição de leads: uma receita para o sucesso!

Vimos que manter os leads nutridos é uma forma eficiente de buscar novos negócios, reduzir o ciclo de venda e aumentar a lucratividade. Siga todos os passos aqui definidos e concentre seus esforços na nutrição de leads para alcançar seus objetivos.

Gostou deste post Então curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas novidades.

TAGS: