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Funil de vendas: como vender mais utilizando ele?

Digitalland
Escrito por Digitalland em abril 24, 2017
Funil de vendas: como vender mais utilizando ele?
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Lidar com vendas é desafiador, não é mesmo? Felizmente, foram criadas diversas ferramentas para facilitar essa tarefa e tornar a fidelização de clientes mais viável. Para isso, o marketing desenvolveu o funil de vendas, uma representação visual da jornada do consumidor que pode auxiliar o cotidiano das empresas.

Quer aprender mais sobre o tema e descobrir uma estratégia para otimizar suas vendas? Então confira nosso post e entenda!

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é uma ferramenta estratégica do marketing. Ele é a representação de um conjunto de etapas que demonstram a jornada de um potencial cliente até o fechamento do negócio. A sua forma indica que o volume de interessados é maior nas fases iniciais do processo e se reduz até chegar àqueles que, efetivamente, consomem o produto.

Esse processo passa pelos momentos em que a pessoa descobre a demanda, se engaja e conhece mais sobre o tema, até decidir efetuar a compra.

Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas é dividido em algumas etapas características. Veja a seguir!

  • Topo: momento em que a pessoa tem o primeiro contato com o produto e nem mesmo reconhece a necessidade dele. É a parte mais larga do funil, onde você procura atrair o cliente e despertar seu interesse.
  • Meio: nessa etapa, o indivíduo já teve a possibilidade de identificar que tem uma demanda ou problema. Ele tem intenção de adquirir algo para solucionar a questão, mas ainda não há uma certeza se, realmente, fará a compra.
  • Fundo: a pessoa já define que vai adquirir uma solução de uma empresa. Ela compara diversas marcas e finaliza o processo ao consumir o produto ou serviço.

O que indica a passagem do topo para o meio é a identificação do problema. Do meio para o fundo, a transição ocorre a partir da decisão de comprar algo para atender à necessidade.

Como funciona o planejamento do funil de vendas?

Para planejar o funil de vendas, é fundamental que você siga alguns procedimentos. As fases podem variar, podendo existir mais ou menos etapas. O importante é cumprir com as necessidades do processo.

No início, você deve mapear a jornada do cliente, ou seja, conhecer o público que chega ao seu empreendimento — desde o momento inicial até a efetivação da compra. Assim, é possível compreender as necessidades desse grupo e quais são os fatores que promovem a conversão. Em seguida, você pode seguir os seguintes passos!

  • Prospecção: com o perfil de clientes definido, você pode começar a buscar pessoas com a chance de se tornarem consumidoras.
  • Qualificação: momento de resgatar as necessidades e as possibilidades que os seus potenciais clientes têm. Essa etapa vai moldar todo o processo de manejo da informação para converter visitantes em compradores.
  • Apresentação: você mostra seu produto, indicando os aspectos positivos, qualidades e necessidades que o artigo e/ou serviço podem oferecer.
  • Maturação: é o momento seguinte, em que o potencial comprador está ainda incerto, considerando adquirir uma solução.
  • Negociação: é um processo informal, onde você discute o preço, condições de pagamento, se haverá descontos, por exemplo. Demanda muita habilidade de sua equipe de vendas.
  • Fechamento: envolve questões burocráticas (contratos, pagamento) e a efetivação da venda.
  • Pós-venda: é o acompanhamento do cliente depois de efetuada a compra, verificando a satisfação com o produto e esclarecendo suas dúvidas.

O funil de vendas é uma ferramenta do marketing que representa a jornada de consumo de pessoas. Ele envolve o reconhecimento de uma necessidade, o contato com marca, a compra do produto e o pós-venda. Esse processo apresenta várias etapas, sendo o topo, o momento de descoberta, o meio, o estágio de consideração da necessidade desse artigo e o fundo, a fase de decisão.

Para montar um funil de vendas, é fundamental conhecer o público-alvo e oferecer informações da sua marca de forma adequada a esse grupo. Assim, certamente, a estratégia pode trazer muitos resultados positivos para o seu negócio.

E então? Gostou de aprender mais sobre o funil de vendas? Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais!

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