Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

blog

Planejamento financeiro: como a tecnologia pode ajudar?

Digitalland
Escrito por Digitalland em fevereiro 20, 2018
Planejamento financeiro: como a tecnologia pode ajudar?
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Uma empresa que não preza pelo planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo está fadada ao fracasso — eis um fato que não se pode negar. A despeito da qualidade dos serviços oferecidos ou do empenho dos colaboradores, se não houver uma boa dose de cuidado com as receitas e despesas, o negócio certamente tem prazo de validade.

Mas, calma! Não queremos assustar ninguém. Apenas é preciso que um profissional engajado saiba da importância de manter as contas em dia para o sucesso da organização.

Mais do que isso, não basta simplesmente saber tudo o que vai entrar ou sair — isso qualquer um pode anotar em um pedaço de papel. A grande sacada para usar o planejamento financeiro a favor do desenvolvimento de um negócio é investir nos recursos tecnológicos, enfrentando o desafio de trazer inovação para a empresa.

Quer saber como a tecnologia pode ajudar nessa empreitada? Confira o nosso artigo:

 

Por que é importante ter um planejamento financeiro?

Em primeiro lugar, queremos convencer você, caro leitor, da importância de manter um planejamento financeiro inteligente e eficiente. Somente por meio desse controle é possível conhecer o terreno em que se pisa na hora de fechar novas parcerias, contratar mais pessoal ou expandir os serviços.

Também é a partir de uma análise orçamentária à prova de erros que se pode estabelecer metas para o negócio ir sempre para frente, mantendo uma comunicação interna eficiente para que todos estejam alinhados com os propósitos da organização.

Se nada disso faz sentido para você, fique tranquilo! Não há nenhum grande segredo, basta que você se organize e não deixe passar nenhum detalhe importante. Veja quais são os principais pontos de um planejamento financeiro ideal:

  • saiba quais são os seus custos fixos e variáveis;
  • acompanhe mensalmente as receitas da empresa;
  • seja rigoroso em relação aos prazos de contas a pagar e a receber;
  • faça auditorias frequentes no controle de estoque e no fluxo de caixa;
  • reduza custos sempre que possível;
  • faça projeções de diferentes cenários financeiros antes de tomar qualquer decisão;
  • estabeleça metas semanais, mensais e anuais de lucro.

Viu só como não é nenhum bicho de sete cabeças? Contudo, que dar conta de tudo isso pode ser bastante complicado, isso é verdade — afinal, o controle financeiro só é realmente eficaz se for bem estruturado e exato.

A boa notícia é que a tecnologia está aí para nos ajudar. Investir em softwares específicos é a melhor decisão para quem quer sair na frente da concorrência e garantir um planejamento financeiro nota dez.

 

Quais as vantagens em usar a tecnologia como aliada?

Se você ainda tem dúvidas de que a tecnologia pode ser sua principal aliada, veja só quais são as principais vantagens em dizer adeus às velhas planilhas e aos blocos de anotações e aderir de uma vez por todas à transformação digital:

 

Redução de erros humanos

Um dos maiores benefícios em investir na automação dos processos na hora de fazer o planejamento financeiro está na redução dos erros humanos.

Aqui, não estamos falando de falhas por falta de habilidade ou de conhecimento — até mesmo os melhores profissionais estão sujeitos a errarem em algum momento, especialmente quando falamos de dados financeiros, que envolvem números precisos e que podem colocar muita coisa em jogo.

A verdade é que a inteligência artificial é mais exata que a humana. Isso porque os recursos tecnológicos não se cansam, não têm problemas pessoais para se preocuparem e podem executar uma mesma atividade por períodos mais longos sem que haja perda de atenção.

 

Possibilidade de análises e previsões

Outro ponto positivo é a possibilidade de análises e previsões por meio de relatórios detalhados e certeiros. É claro que o papel de um colaborador é fundamental nessa etapa, já que somente um profissional capacitado poderá tomar as melhores decisões na hora de elaborar uma estratégia.

Mas, convenhamos: é muito mais fácil fazer uma escolha adequada quando há como base relatórios dos mais variados e dados completos e minuciosos. Além disso, a tecnologia permite a tradução de informações em diferentes recursos por meio de um ou dois cliques.

Dessa forma, elementos fundamentais no planejamento financeiro como gráficos, tabelas e listas são gerados com muito mais facilidade.

 

Otimização do trabalho

Como se não bastasse tudo isso, a tecnologia pode otimizar — e muito — o trabalho nas suas mais variadas etapas. Todos os processos se tornam mais rápidos e exatos, sem contar que há a possibilidade de integrar informações.

Assim, não é preciso ficar copiando o mesmo dado em diferentes planilhas ou recalcular a mesma coisa inúmeras vezes. Basta inserir cada informação uma única vez e todo o gerenciamento será elaborado automaticamente.

Além disso, os recursos tecnológicos permitem uma maior flexibilização para os profissionais que lidam com o controle orçamentário, já que hoje é possível acessar programas, sistemas e plataformas por meio de aplicativos em qualquer lugar e a qualquer momento, assim como consultar dados lançados em nuvem.

 

Melhor controle e fiscalização

Por fim, outra grande vantagem da tecnologia — que é resultado das anteriores — é em relação à fiscalização das informações. Se antes eram necessárias três ou quatro revisões para garantir que todos os dados estavam corretos, com os sistemas automatizados, dispensa-se o retrabalho.

Como os softwares funcionam com exatidão, a possibilidade de que haja um erro nos controles é mínima. Basta emitir seus relatórios e gerar suas análises, dispondo do tempo anteriormente gasto com minuciosas revistas para focar em outros aspectos importantes do negócio.

 

Como implementar tecnologia no planejamento financeiro?

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens que o uso da tecnologia pode proporcionar, certamente está se perguntando por que não apostou nisso antes.

Para começar a revolucionar o seu planejamento financeiro e otimizar os resultados, a dica é procurar por um bom software de gestão. A ideia é otimizar toda a parte financeira do negócio, reduzindo o tempo e os custos em todas as etapas do plano orçamentário.

Para isso, pesquise bastante e escolha um sistema que se adéque às suas necessidades, levando em conta as principais estratégias do gerenciamento e os aspectos mais importantes do seu planejamento financeiro.

Este conteúdo foi útil? Então não se esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que os seus conhecidos também tenham acesso a essas informações!

TAGS: