O que é UX design e por que é importante

O que é UX design e por que é importante

Este artigo sobre UX DESIGN, ou User Experience foi escrito originalmente em março de 2012 no blog da Rcastro Comunicação e Design.

O User Experiance Design (UX DESIGN), é uma área da comunicação que abrange todos os aspectos da interação do usuário com a empresa, marca, seus serviços e produtos. É um assunto muito abordado entre os designers e gestores do meio digital, e é um trabalho muito importante para as empresas que trabalham ou tem seus serviços divulgados na internet, afinal o que vale sempre é seu consumidor/usuário. Mas, existe uma pequena confusão na concepção deste conceito, pois a maioria entende a experiência do usuário como uma interação, diante de determinada interface, e passam horas discutindo qual o melhor layout para determinado público, mas esta discussão, deveria estar dentro de outro conceito, o User Interface (UI), que é outra história, mas que tem seu relacionamento aberto com o UX. Pode-se dizer que o UI é um dos caminhos para transmissão de sentimentos/emoções com a marca, serviço ou produto.

ux

O intuito  do UX Design é tornar a experiência do usuário com a marca ou empresa, algo realmente inesquecível e efetivo.

O requisito básico para um excelente UX Design, é atender às necessidades específicas do usuário/cliente, provendo uma boa experiência para o usuário . É necessário usar elementos visuais, diagramação e arquitetura que realmente reflita o que o usuário espera. Usar um pouco de minimalismo é importante, a simplicidade e elegância produzem uma linguagem que transmitem o sentimento de importância e posse ao usuário em relação a empresa. Você pode até utilizar técnicas de teste A/B, para entender o comportamento e entregar informações mais relevantes.

Mas, vale lembrar que o trabalho de um bom UX Design, vai além da experiência com o usuário, sim, é um processo que envolve a equipe digital. Quase sempre é necessário reuniões com o planejador, programadores, gerentes de marketing digital, gerentes de projetos e vendas para definir os próximos passos para a otimização do UX design da empresa. É um trabalho que vai muito além de dar aos usuários o que eles apontam que querem, é um ciclo constante, que envolve testes de interatividade, tecnologias da navegação, estudo de comportamento, análises de origem e efetividades de conversões, e até mesmo, o que seu usuário fará depois de ser impactado por sua marca. Você pode estabelecer alguns objetivos claros comportamentais para o usuário, e verificar, através de dados qual está sendo o resultado.

Segundo um artigo da SmashingDesign, uma experiência não pode ser desenhada. Mas, existem inúmeras técnicas e metodologias que podem impactar de maneira positiva e fazer a diferença. Então, faça contantes testes, e você estará sempre um passo a frente de seu usuário.

Desenvolvemos um e-book que aborda mais profundamente este conceito, além de explorar outros itens de extrema importância na relação entre usuário X conversão, como: User Experience, User Interface, Economia Comportamental e Growth Hacking.

Vejam dois vídeos que tratam um pouco sobre o que os profissionais de UX e UI design realmente fazem:

Sucesso!