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Marketing digital para e-commerce: 4 dicas para colocar em prática!

Digitalland
Escrito por Digitalland em fevereiro 21, 2017
Marketing digital para e-commerce: 4 dicas para colocar em prática!
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Ao abrir uma loja física, pode ser que o dono conte apenas com a eventual boa localização do espaço para angariar seus clientes. Contudo, quando se fala de uma loja online, isso não se aplica de forma alguma — afinal, a internet é um lugar extremamente vasto.

Para que o seu negócio seja descoberto pelos possíveis clientes e gere lucratividade, você precisará adotar algumas estratégias — e o marketing digital para e-commerce é indispensável!

Você já tem um e-commerce ou pretende iniciar um? Então confira nossas dicas e aprenda como usar o marketing digital da melhor forma possível para alcançar seus potenciais clientes!

1. Capriche no SEO

Que o SEO é indispensável para que seu e-commerce funcione, você certamente já sabe. Mas quais são as práticas mais interessantes para otimizar sua loja para os mecanismos de busca? Vamos ajudá-lo com estas dicas valiosas:

  • acrescente descrições completas e sem repetições para seus produtos;
  • permita que os produtos sejam avaliados e que os clientes comentem a respeito;
  • faça divisões dos produtos em categorias e sub-categorias, gerando páginas com conteúdos diferentes e URLs bem estruturadas para cada;
  • palavras-chave long tail são excepcionalmente importantes para descrições dos produtos, rankeando-os o bem em pesquisas. Procure as tendências de busca e aplique-as em seu conteúdo!

2. Invista em links patrocinados

O algoritmo do Google passa por constantes atualizações e, hoje, já se tornou uma entidade extremamente inteligente — e você pode usar isso a seu favor!

O Google AdWords é o caminho para quem quer se sobressair no buscador. Ao criar um anúncio pelo AdWords, você tem dois canais interessantes de destaque: a Rede de Pesquisa posiciona seu anúncio em mecanismos de busca quando alguma palavra chave do anúncio é pesquisada; a Rede de Display divulga sua promoção em páginas e aplicativos de conteúdo relacionado ao anúncio, atingindo milhões de usuários da web.

O Google traça um perfil aproximado de cada usuário e isso é usado para direcionar os anúncios da melhor forma possível, de modo que atinjam pessoas que realmente se interessem pelo seu produto.

É a maneira mais rápida de conseguir visitas na sua loja virtual.

3. Conte boas histórias

Parte de um SEO bem-feito consiste em produzir um fluxo constante de conteúdo no blog do negócio. Questões como um texto bem formatado e evitar repetições da palavra-chave ao longo dele são cuidados formais que devem ser tomados para a otimização da página.

No entanto, o que realmente atrai o público é um conteúdo instigante e útil, bem direcionado para a persona para quem a estratégia de marketing se volta.

Um exemplo interessante e bem-humorado disso é a empresa Blendtec, que faz liquidificadores. Eles apelaram para o público jovem e apostaram em vídeos virais na internet em que destroem objetos com seus liquidificadores, contando com milhões de visualizações cada.

4. Interaja bastante nas redes sociais

Tenha sempre em mente que boas práticas de redes sociais compreendem uma via de mão dupla. Não utilize-a apenas para publicidade e para a postagem de seu conteúdo. Responda seus seguidores de modo personalizado, incorpore sugestões e críticas, ganhando credibilidade entre seguidores.

O exemplo paradigmático disso é a Netshoes, que, além de investir muitos esforços em SEO e promoção de links, tem uma presença notável em redes sociais. Como é relatado nesta postagem de 2014 — observe também o crescimento do faturamento noticiado — um seguidor desafiou a Netshoes e a Centauro pelo Twitter a oferecer o maior desconto em um determinado produto. A Netshoes se destacou mais no “leilão” e acabou por cima.

Além disso, a empresa toma o cuidado de ter atletas em sua equipe de marketing, de modo a trazer uma linguagem o mais próxima possível de seu principal público: outros atletas. Com isso, se certificam de contar sempre boas histórias.

Essas foram algumas das práticas de marketing digital indispensáveis para alavancar seu e-commerce. Se você está se aventurando no e-commerce, planeje uma boa estratégia de marketing para conseguir mais visibilidade e ter um nível crescente de faturamento!

Agora que você conhece os primeiros passos para colocar uma estratégia digital em prática, faça esta auto-avaliação para definir se está pronto para adotar o marketing digital em seu e-commerce!

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