Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

blog

Entenda como a Internet das coisas impactará o Marketing das empresas

Digitalland
Escrito por Digitalland em abril 5, 2017
Entenda como a Internet das coisas impactará o Marketing das empresas
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você está indo para o trabalho e, quando acessa seu app de podcast, encontra algumas sugestões do que ouvir. Quando acessa o Facebook, a sua timeline lhe apresenta alguns links patrocinados que, incrivelmente, se relacionam com algo que você já buscou em algum outro momento — parece que adivinham o seu pensamento. Seja bem-vindo ao mundo da Internet das coisas (IoT).

Atualmente, o Marketing Digital é pautado em oferecer uma boa experiência para o usuário, ou seja, personalizar a interação de cada pessoa com as marcas. E as informações para a eficiência desse intercâmbio são fornecidas pelos diversos mecanismos da Internet.

Por isso, neste post, preparamos alguns tópicos importantes para você pensar a respeito do impacto da Internet das coisas no Marketing de sua empresa. Confira!

Prepare-se para o futuro com a Internet das coisas

Quando se fala em Internet das coisas, os primeiros fatos que vêm à cabeça são mecanismos de automações domésticas, como luzes que acendem e apagam de acordo com o horário do dia, ou o micro-ondas que esquenta a comida antes que a pessoa chegue em casa. Mas não é só isso.

A IoT vem para transformar o mundo do Marketing em um mundo mais rápido, mais prático e extremamente competitivo. Pense que será possível programar aplicativos de forma que, quando sua persona se aproximar de um ponto de vendas de sua empresa, ela receberá uma mensagem com um lembrete de que precisa comprar um de seus produtos.

Ao pedir uma pizza por um aplicativo, por exemplo, um alerta pode aparecer em sua tela indicando que aquele sabor contém um ingrediente ao qual você é alérgico; ou seja, com a IoT, a transformação de exatidão na segmentação de comportamento é bem expressiva. E com tantos dados de segmentação, as possibilidades para incrementar sua estratégia serão inúmeras.

Entenda o novo uso de data analytics

O principal foco da IoT é coletar informações a respeito da vida das pessoas e utilizá-las de forma inteligente. E esse processo já está acontecendo diariamente, com as pessoas que, de alguma maneira, acessam a Internet.

Isso porque o perfil do usuário de qualquer aplicativo, mecanismo de busca ou rede social já pode ser mensurado e gerido a fim de que se transforme em peças de Marketing Digital.

Em outras palavras, o Marketing Digital usará mais dados para proporcionar mais ofertas e estratégias ao seu público. Mas, cuidado para não ser invasivo, agressivo ou ir diretamente ao produto a ser oferecido. Desde já, aprenda a seduzir seus clientes, leve até ele o que realmente ele quer saber e no momento certo.

Trabalhe com CRM inteligente

O relacionamento customizado com o cliente, CRM, com o advento da Internet das coisas, acontecerá at time. Em outras palavras, o Marketing obterá as informações a respeito do cliente em tempo real. E em muitas vezes, a tomada de decisão para uma nova estratégia poderá ocorrer também em tempo real.

Hoje, as informações são rápidas, mas nada se compara ao fato de o cliente comprar um produto e já realizar um feedback imediato ao fornecedor, principalmente se ele tiver um smartfone logado em alguma rede social.

Faça a automação nas redes sociais

As redes sociais, hoje, são o grande canal de Marketing da Internet. Mesmo aqueles que não são afoitos pela exposição de suas vidas utilizam as plataformas para manter contato com amigos, conhecidos, profissionais da área etc.

As publicações nessas redes já são automatizadas. No entanto, a empresa deve programá-las. Geralmente se escolhe a data, o horário e a possibilidade de impulsar ou não cada um dos conteúdos que serão disponibilizados por sua marca. Desenvolva uma estratégia de conteúdo para suas mídias sociais, levando em conta a segmentação, contexto e momento.

Com a Internet das coisas, será possível o próprio sistema nutrir automaticamente as postagens de acordo com o rendimento e a aceitação das postagens anteriores, escolhendo o melhor conteúdo, horário, alcance e até mesmo quais os posts devem ser impulsionados.

Transforme seu trabalho como profissional de Marketing

O impacto da IoT nos profissionais da área fará com que se busque maneiras cada vez mais criativas para chamar a atenção dos potenciais clientes.

Por outro lado, a IoT fornecerá dados para que as campanhas sejam cada dia mais específicas e voltadas para a persona, aumentando a conversão de leads e, consequentemente, alcançando as metas de vendas.

Mapeie o comportamento de suas personas, personalize sua campanha e mensure o sucesso de suas ações estratégias em tempo real com a Internet das coisas.

E agora que você já conhece o impacto da Internet das coisas para a sua marca, leia o nosso post e entenda como levar a inovação para dentro de sua empresa!

TAGS: