Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

blog

Qual a importância do CRM para o processo de vendas da sua empresa?

Digitalland
Escrito por Digitalland em agosto 23, 2017
Qual a importância do CRM para o processo de vendas da sua empresa?
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A importância do CRM vai muito além de apenas gerenciar relacionamentos com o cliente. Quando utilizado da maneira correta, ele pode se tornar ainda mais eficiente, lucrativo e impactar positivamente o processo de vendas da sua empresa.

Ao longo deste artigo, abordaremos algumas das principais potencialidades dessa solução e como aproveitá-la ao máximo para garantir o sucesso do seu negócio. Boa leitura!

 

Gerenciar o ciclo de vendas

Ficar atento ao ciclo de vendas em todos os momentos é essencial para fidelizar clientes e fechar mais vendas. Se, por exemplo, você considera que a sua taxa de vitória não é exatamente aquela que poderia ser, a implementação de um sistema de monitoramento inteligente pode ajudar a aumentar as suas vendas.

O CRM pode ser usado para gerenciar cada etapa do processo de vendas, lembrando o que foi e não foi feito, bem como o que deve ser implementado em seguida. Embora uma abordagem rigorosa não funcione para todos os segmentos, manter-se atualizado aumentará o seu controle sobre variáveis relevantes.

 

Priorizar solicitações importantes

O gerenciamento de tarefas é uma das melhores estratégias para atingir melhores resultados de vendas.

O seu sistema de CRM pode priorizar e notificar automaticamente as ações imediatas que devem ser tomadas, de modo que você possa continuar a manter e desenvolver relacionamentos duradouros com os seus clientes, impulsionando o crescimento das vendas.

 

Capturar leads

Desde que você seja proativo, utilizar as funcionalidades do CRM para otimizar a captura de leads é uma das formas mais simples de iniciar um processo que leve ao aumento das vendas.

O sistema utilizado em sua empresa deve ser capaz de se adaptar às suas necessidades, por exemplo, informando-o quando e onde alguém entrou em seu site ou preencheu um formulário, municiando o seu time de vendas com um tom focado que valha a pena ouvir.

 

Orientar as vendas

Implementar um bom CRM e otimizar o seu uso é, certamente, vital para fechar mais vendas. No entanto, a fim de que os elementos citados se conjuguem em um sistema orientado às vendas, há três chaves que devem ser observadas:

 

1. Gestão de negócios

A ferramenta, por si só, não assegura que os vendedores possam fechar vendas, mas colabora com o andamento do processo levado a cabo pela equipe. Sendo assim, o CRM orientado às vendas deve permitir que você visualize o que há por trás de cada cliente, os contatos que estabelece e o que significa para a organização.

 

2. Gestão da informação

Os dados principais devem estar organizados em um banco de dados otimizado para manter o ritmo dos fluxos de trabalho. De fato, a atualização das informações é imprescindível para o sucesso do negócio.

Nesse contexto, é vital prevenir que os dados sejam apagados simplesmente por não terem levado à conversão de um lead.

 

3. Análise em tempo real

A maioria das soluções de CRM é acessada de acordo com concepções tradicionais, ou seja, as análises são feitas após o fim de um processo de vendas ou de uma campanha de marketing.

Isso deve mudar o quanto antes. Afinal, é justamente a capacidade de acessar métricas de vendas, tabelas comparativas e gráficos relevantes em tempo real que fará que a importância do CRM para as vendas se manifeste em sua organização.

Gostou do nosso artigo? Como o sistema de CRM tem impactado os seus resultados de vendas? Deixe um comentário no post e divida a sua experiência conosco!

TAGS: