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Como superar o desafio de trazer inovação para dentro da empresa?

Digitalland
Escrito por Digitalland em março 3, 2017
Como superar o desafio de trazer inovação para dentro da empresa?
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Já faz algum tempo que o termo inovação na empresa não sai da boca das lideranças. O desafio agora é um pouco mais complexo: fazer o verbo virar ação dentro do negócio. Os gestores acham bonito, querem fazer, mas esbarram em muitas questões na hora de operacionalizar.

Uma delas diz respeito à estratégia. Ela ainda não está bem desenhada e há muito medo de errar. A outra está relacionada à falta de mão de obra capaz de colocar essa tática em funcionamento. Quando as ideias estão relacionadas à área de projetos e estratégias digitais, por exemplo, existem muitas possibilidades, mas ninguém se arrisca a mostrar o melhor caminho. Mas, uma coisa é certa, ou você procura inovar ou você está fora.

Para ficar por dentro do assunto, confira algumas dicas e saiba como superar o desafio de fazer inovação na empresa!

Aceite que o cenário mudou

Esse é o primeiro passo para começar a inovar. Não adianta reclamar e se lembrar de que os anúncios em revistas especializadas, um ativo de tele-marketing e o envio de mala direta pelos correios bastavam para vender seus produtos ou serviços.

O consumidor mudou, o mercado é outro e os hábitos de consumo também. A concorrência cresce diariamente e é preciso se reinventar para se manter na ativa. E, se você está pensando em ampliar seu alcance, lembre-se das palavras de Pyr Marcondes: “Marketing Digital não é puxadinho“. Ou você coloca o digital em sua estratégia tradicional ou você já começa no passado.

Recentemente, a startup Roomer descobriu uma forma de ganhar dinheiro com as reservas de hotéis que não eram usufruídas pelos hóspedes. Como você não pensou nisso antes, não é? Não se preocupe, dentro da sua própria empresa existem grandes soluções inovadoras a serem descobertas. Para isso, estude todas as possibilidades, tenha um olhar crítico e reconheça o cenário de mudança.

Olhe por outro ângulo

Se os gestores continuarem a olhar para a estratégia digital da empresa sempre da mesma forma, continuarão a encontrar os mesmos caminhos. É preciso aumentar a presença digital da organização de uma forma ousada. Não ache que estratégias aplicadas ao digital fazem parte de um mundo juvenil e simplório. Não raro ouvimos frases do tipo: “Mas é só um post no Facebook…”, entenda que existem processos como planejamento e monitoramento que são importantíssimos para o sucesso da estratégia. Vivemos em uma época que o “mundo digital” é mais real do que imaginamos, e para granjear resultados é importante estar atento a todos os processos.

As estratégias de SEO, ou qualquer outra, não podem servir apenas para gerar relatórios com infinitos dados. Se você não tiver seus KPIS e tempo para transformar essas estatísticas em informação estratégica, não adianta. A internet preditiva está aí para mostrar as tendências ligadas à sua marca de maneira que você interfira para melhorar a experiência com o seu cliente.

Instigue a sua equipe

Estimule a sua equipe a fazer entregas cada vez mais diferenciadas a cada dia. Esse processo é uma questão cultural, que vai muito além de oferecer um ambiente descolado de trabalho. Ele está relacionado à forma como você cobra e oferece feedbacks aos colaboradores, como confia na equipe e o quanto está disposto a desafiá-los, mesmo diante do erro.

Proponha ao time uma investigação sobre os desafios online, por exemplo. Por que será que aquelas conhecidas brincadeiras ou memes do Facebook geram tanta audiência e como a sua marca pode tirar o melhor proveito disso? Conscientize-se de que você não fará inovação na empresa sozinho!

Delegue os serviços especializados

Caso você perceba que a sua organização não tem pessoal ou expertise para desenvolver uma estratégia de marketing digital profissional, terceirize. Empresas especializadas pode fazem um diagnóstico preciso do tipo de serviço essencial de acordo com a sua realidade.

Quando se escolhe esse caminho, o negócio tem mais tempo para desenvolver o produto, gerir as finanças e promover um relacionamento mais próximo aos clientes. É possível reduzir custos, pois não haverá o desgaste que existiria caso a estratégia fosse pensada internamente.

Gostou da ideia? Entre em contato conosco e saiba como fazer inovação na empresa!

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