Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

blog

5 benefícios do Inbound Marketing para sua empresa

Digitalland
Escrito por Digitalland em abril 25, 2017
5 benefícios do Inbound Marketing para sua empresa
Junte-se a mais de 5 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Inbound Marketing pode ser definido como uma série de medidas e técnicas que as empresas utilizam para fazer com que as pessoas cheguem até elas. Diferentemente do Outbound Marketing, em que ocorre um movimento em direção ao público-alvo, aqui ocorre a criação de movimento espontâneo do consumidor em relação à marca. Os benefícios do Inbound Marketing são em função disso.

Compreender essa mudança de sentido na comunicação é fundamental para entender o Inbound e, consequentemente, seus benefícios. Continue a ler nosso post e conheça um pouco mais sobre essa estratégia.

 

Como funciona o Inbound Marketing?

Na prática, o Inbound se sustenta numa metodologia em que o cliente passa por uma série de etapas de maneira induzida. Cada uma delas possui fundamental importância na estratégia. São essas:

 

Atração

Nessa etapa, a empresa cria algo relevante para o público. O objetivo é conquistar através de conteúdo de qualidade aperfeiçoado por técnicas de SEO e links patrocinados em blogs e redes sociais. Um exemplo aqui é a criação de artigos falando sobre o universo do produto.

Conversão

No momento da conversão, é preciso transformar o visitante em lead. Isso pode ser feito a partir da criação de ofertas para que essa pessoa dê espontaneamente suas informações pessoais, por exemplo, com a disponibilização de um e-book em troca do preenchimento de um formulário.

Relacionamento

Aqui, a empresa identifica o estágio em que o cliente se encontra para acelerar o processo de compra do produto. É hora de trabalhar com estratégias para posicionar o lead no processo e facilitar o avanço dele na jornada. Isso pode ser feito com o envio de e-mails promocionais, por exemplo.

Venda

Nela, o lead se configura numa possibilidade real de negócio. Trabalhe com ferramentas para integrar a equipe de vendas ao Inbound, estabelecendo metas e objetivos em comum com toda a equipe e melhorando a integração. Considere recursos como o Service Level Agreement (SLA), por exemplo.

Análise

A última etapa é a análise, momento em que a empresa avalia seus resultados e verifica se houve retorno nos investimentos. É possível monitorar ações que ocorrem nos sites com recursos como o Web Analytics.

 

Quais são os benefícios do Inbound Marketing?

 

1. Maiores chances de contemplar o público-alvo

No Inbound, quem chega até sua empresa é o cliente. No Outbound, os investimentos costumam ser mais caros e menos controlados, exigindo uma eficiência muito maior para justificar os gastos realizados.

 

2. CAC mais adequado às necessidades da empresa

O custo de aquisição de clientes no Inbound reflete a economia que a empresa faz.

 

3. ROI otimizado

Devido ao controle que pode ser feito da campanha, o Inbound permite ajustes mais precisos para que ela esteja sempre compatível com os resultados esperados. Isso permite, por exemplo, que o ROI dos investimentos seja otimizado.

 

4. Credibilidade

É possível aumentar a visibilidade da empresa em ambiente online com o Inbound. Dessa forma, a instituição pode se tornar uma verdadeira referência no segmento na web, melhorando sua reputação.

5. Maiores chances de vendas

Em decorrência do processo estruturado em etapas que segue o Inbound, sua empresa terá o processo de vendas otimizado. A jornada de compras permitirá que, ao conduzir os leads, você concentre esforços de maneira mais precisa, evitando tentativas de fechamento de negócio antes da hora.

 

Quando o Inbound deve entrar na estratégia de marketing?

O Inbound é uma estratégia de marketing. Com ele, é possível tornar seu negócio mais visível, reduzir o CAC, atrair clientes, gerar conteúdos aperfeiçoados e otimizar todo o processo de vendas. Sempre que precisar desses benefícios, conte com o Inbound.

Ocupar espaço no mundo digital é mais do que uma tendência, é uma obrigação. Por isso, não deixe de investir no Inbound para garantir sua presença online.

Entretanto, isso não significa que você deva deixar de lado o marketing tradicional. Integrando o Inbound com outras mídias, você consegue, inclusive, aumentar essa projeção e assim qualificar o alcance de sua marca. O Inbound Marketing pode, por exemplo, fornecer conteúdo e pauta para o trabalho de assessoria de imprensa.

Gostou de saber sobre os benefícios do Inbound Marketing? Então conheça também as 5 estratégias para fortalecer a presença digital da sua marca.

TAGS: